Fiat, Jeep e Peugeot terão ajuda da Foxconn para produzir semicondutores

Fiat, Jeep e Peugeot terão ajuda da Foxconn para produzir semicondutores

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 08 de Dezembro de 2021 às 08h30
Divulgação/Fiat

O Grupo Stellantis, formado hoje por montadoras como Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën, fechou um acordo com a Foxconn, famosa fabricante do iPhone, para o desenvolvimento de novos semicondutores para a indústria automotiva. A ideia é mitigar os problemas enfrentados pela escassez dos componentes e garantir a produção dos carros da marca.

O anúncio da parceria ocorreu durante o Stellantis Software Day 2021, onde a empresa apresentou sua nova plataforma de software para carros elétricos, a STLA Brain. No caso dos semicondutores, o objetivo é criar uma espécie de família de componentes formada por quatro tipos de produtos e que atenderiam a fabricação de automóveis e outros veículos.

"Nossa transformação definida por software será impulsionada por grandes parceiros em todos os setores. Com a Foxconn, pretendemos criar quatro novas famílias de chips que cobrirão mais de 80% de nossas necessidades de semicondutores, ajudando a modernizar significativamente nossos componentes, reduzir a complexidade e simplificar a cadeia de suprimentos", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em comunicado.

O Fiat Argo venceu a crise de semicondutores e se tornou o carro mais vendido do Brasil (Imagem: Matheus Argentoni/Canaltech)

A Stellantis foi muito elogiada em 2021 pelo modo como conduziu a crise de semicondutores, principalmente no Brasil. Prova disso é que a empresa domina amplamente o ranking de carros mais vendidos da Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), com o Fiat Argo na liderança entre os automóveis e a Fiat Strada entre os comerciais leves.

A parceria entre Stellantis e Foxconn também trabalhará para reduzir a complexidade dos semicondutores, já que o futuro da indústria automotiva vai demandar cada vez mais recursos e componentes.

Fonte: Stellantis

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.