Fábrica da GWM no Brasil ganha data de inauguração e modelos de "estreia"
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira | •

A antiga fábrida da Mercedes Benz, agora sob a administração da montadora chinesa Great Wall Power, finalmente tem data certa para colocar as linhas de produção para funcionar.
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Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, hoje ocupando o posto de vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou que a planta começará a funcionar no próximo dia 1° de maio de 2024
O ministro também confirmou que o primeiro modelo a entrar em linha de produção no Brasil será a picape Poer, que terá motorização híbrida flex e chegará ao mercado para esquentar ainda mais a briga em um segmento bastante disputado.
“A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”.
Fábrica da GWM vai "crescer"
De acordo com Alckmin e com os executivos da GWM que participaram da solenidade, a planta da montadora será a maior da GWM no Ocidente. O local, que já foi visitado pela reportagem do Canaltech, vai iniciar seu projeto de modernização e ampliação da linha de montagem no início de maio.
A GWM, que se autointitula a "1ª autotech brasileira", vai ampliar a capacidade da fábrica para subir a produção dos atuais 20.000 veículos por ano para o limite de 100.000 unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente 2.000 empregos diretos.
“Este é mais um passo importante da história da GWM no Brasil, com o anúncio do início das operações da sua fábrica em Iracemápolis, cujos veículos híbridos, com gasolina e etanol, estarão à disposição dos consumidores brasileiros e da América Latina a partir do próximo ano”, disse James Yang, principal executivo da montadora chinesa.
A GWM planeja investir R$ 10 bilhões em um período de 10 anos no Brasil, com a apresentação e lançamento de vários modelos eletrificados, puros ou híbridos no mercado automotivo verde-amarelo.
Além da picape Poer, também foi confirmado um SUV para dar o pontapé inicial na linha de produção da fábrica. Os dois veículos deverão ser exportados para toda a América Latina e já estão sendo desenvolvidos especialmente para adequar seus projetos às preferências do consumidor brasileiro e às condições de rodagem do território nacional.