EX30 | Volvo confirma SUV compacto para 2023
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Não se passaram nem 30 dias do anúncio oficial do EX90, SUV 100% elétrico que também poderá desempenhar o papel de gerador de energia, e a Volvo já voltou à cena. Agora, a marca sueca confirmou que realmente lançará o SUV compacto elétrico EX30 já em 2023.
- Review Volvo XC60 Polestar 2023 | Dois mundos em sua melhor forma
- Volvo EX90 não vai deixar você dirigir se estiver bêbado
A primeira indicação de que um “irmão menor” do EX90 estaria a caminho foi dada no fim do evento, em um teaser rápido no qual apareciam o SUV apresentado e uma versão diminuta dele logo ao lado. Agora, o que era apenas suposição, se confirmou.
A intenção da montadora, segundo Jim Rowan, CEO da Volvo, é colocar no mercado um modelo de entrada, com preço acessível e de olho no público jovem. Para isso, também será feito um alto investimento e um trabalho de conscientização sobre a oportunidade de ter o carro por assinatura sem a necessidade de dispor de altos valores para compra.
“Será um carro urbano e destinado a um grupo demográfico mais jovem. Com o modelo por assinatura, será possível atrair esse segmento com maior facilidade e fazê-los ter o primeiro Volvo da vida”, comentou o executivo.
Volvo EX30 será produzido na China
O futuro SUV compacto e acessível da Volvo será fabricado na China, de acordo com Jim Rowan. O carro será construído na plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), da Geely, montadora que é dona do grupo desde 2010.
Nenhuma especificação técnica do Volvo EX30 foi anunciada até agora, mas, com base nas informações mais recentes, como a utilização da plataforma SEA, as apostas estão em um SUV com aproximadamente 4,27 metros de comprimento, o que o faria se posicionar abaixo do C40.
O pessoal do Motor.es, da Espanha, teve acesso a uma imagem mostrando como ficaria o carro, e ele realmente seria bem parecido com o EX90, principalmente no quesito da identidade visual.
Os planos da Volvo com a introdução do EX30 no mercado são ousados e vão além da conquista de uma grande fatia do mercado voltado para os jovens. A marca pretende vender 1,2 milhão de carros por ano em 2025, e a expectativa é que o SUV de entrada se torne o principal protagonista do line-up a partir de 2023.