Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Especialista dá 7 dicas para quem busca por um carro seminovo

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Julho de 2022 às 14h30

Link copiado!

Skalo Studio/Envato/CC
Skalo Studio/Envato/CC

A busca por um carro seminovo pode ser prazerosa, mas, se a pessoa não tiver atenção, pode acabar tendo mais dores de cabeça do que momentos agradáveis, mesmo se ela já tiver aprendido, por exemplo, as principais diferenças entre um carro usado e um seminovo.

Para ajudar você, canaltecher que está ansioso para trocar de carro, mas precisa de uma mãozinha, a reportagem procurou um especialista para pedir conselhos. Conversamos com Matías Fernández Barrio, cofundador e CEO da Karvi, empresa que recentemente foi apontada como a maior marketplace de carros seminovos certificados do Brasil.

Barrio reuniu uma série de dicas importantes para ajudar o consumidor a ter a melhor experiência possível no momento de escolher seu carro seminovo e, com isso, evitar gastos desnecessários ou outros inconvenientes. Confira.

Continua após a publicidade

1 - O carro “certo”

O CEO da Karvi abriu a lista de 10 dicas com a mais básica. O primeiro passo, segundo ele, é escolher o “carro certo”. E o que isso significa? Que a pessoa precisa procurar por um carro seminovo que combine com o estilo de vida dela.

“Quem tem família e gosta de viajar precisa pensar em um veículo com maior espaço interno, principalmente de porta-malas. Para uma pessoa solteira, por exemplo, um hatch de entrada pode ser uma boa aposta, já que tem valor menor”, comentou, destacando um outro ponto dentro da mesma dica.

“Há diversas opções de veículos seminovos 1.0 que consomem menos combustível e contam com ótima performance dentro de uma cidade e até mesmo em estradas. Mas, como disse, é tudo uma questão de entender as necessidades. Para quem pega mais estradas, vale o investimento em um veículo de motorização 1.4 para cima, com ótimo desempenho para viagens”.

2 - Historico veicular

Continua após a publicidade

Definido o modelo e a motorização, chegou a hora de checar a “ficha criminal” do carro seminovo escolhido, ou melhor, o histórico veicular. É por meio desta análise que o cliente vai saber, por exemplo, se o veículo já passou por algum sinistro ou tem problemas de documentação, multas, etc.

“Não é tão fácil de ir atrás de todos os detalhes desse passado, mas há sites que realizam uma grande pesquisa e informam o histórico veicular de uma unidade, geralmente apenas utilizando a placa do modelo. Buscar por esse histórico é um diferencial, mas há outras dicas que vão ajudar a entender alguns pontos importantes em relação ao veículo”.

Nesta mesma dica também se encaixa o histórico de manutenção. O especialista pontuou que muitos donos costumam ter arquivada as notas fiscais das revisões e eventuais reparos, algo que ajuda a dar credibilidade ao carro seminovo que está sendo vendido.

Continua após a publicidade

3 - Avaliação

O executivo da Karvi pontuou como terceira dica na hora de comprar um carro novo a avaliação propriamente dita. Segundo ele, apesar de os sites hoje em dia contarem com fotos profissionais e muito detalhadas, nada substitui a avaliação “in loco”.

“É no ‘ao vivo' que conseguimos ver alguns defeitos e, principalmente, conseguimos sentir o carro e se apaixonar realmente por ele”, brincou.

Continua após a publicidade

4 - Pneus

Já abordamos aqui no Canaltech o quanto os pneus são importantes para a segurança do carro e o trabalhão que dá para serem fabricados. E eles também são itens que requerem extremo cuidado na hora de comprar um carro seminovo.

“Os pneus possuem um índice de desgaste, apelidado de TWI. Por meio de pequenas saliências de borracha entre os sulcos dos pneus, é possível notar se ele já está perto ou distante do fim de sua vida útil”, orientou.

Continua após a publicidade

5 - Vidros e lanternas

Assim como no caso dos pneus, o estado geral dos vidros e lanternas diz muito sobre o passado de um carro seminovo. Por isso, preste atenção também nestes dois itens na hora em que for avaliar seu futuro carro.

“Vale uma avaliação mais detalhada, como checar a data de fabricação de todos os vidros, além de verificar a situação das lanternas e lâmpadas, itens importantes para sair com um carro impecável de qualquer loja”.
Continua após a publicidade

6 - Interior

A beleza interior, no caso de um carro seminovo, conta tanto quanto a exterior. O CEO da Karvi alertou que o possível comprador deve “mexer em tudo” na hora de avaliar o modelo escolhido: botões de rádio e do volante, dos comandos dos retrovisores elétricos, regulagem dos bancos, cintos e marchas.

“Teste e mexa em tudo. Os veículos atuais contam com uma série de funcionalidades, muitos com computador de bordo, então é sempre importante entender se esses itens são relevantes para o dia a dia, já que alguns deles podem elevar o preço de um carro”.
Continua após a publicidade

7 - Test-drive

A última das dicas do especialista para quem quer comprar um carro seminovo é a famosa “hora do vamos ver” ou, no caso, a hora do test-drive. “É nesse momento que sentimos realmente que aquele modelo é o certo, quando realmente dá o match”, brincou Barrio.

“Uma dica dentro de uma dica: quando fizer um test-drive, faça diferentes caminhos, pegue subidas, diferentes pisos e asfaltos, sinta realmente o carro. Nesse momento, vale ficar atento ao som do motor, da suspensão, de possíveis barulhos e, é claro, da dirigibilidade”, completou o CEO da Karvi.
Continua após a publicidade


Dica extra - Certificação e garantia

Para fechar o conteúdo, o representante do marketplace fez questão de lembrar que o interessado na compra de um carro seminovo não pode se esquecer de conferir se ele tem certificação e garantia.

“Algumas empresas oferecem seminovos com mais de 280 itens certificados e que cobrem, inclusive, alguns pontos das dicas que trouxemos, como pneus, alterações das características originais, freios, parte elétrica, iluminação, entre outras coisas”.

As dicas estão aí, canaltechers. Agora é com vocês. Escolham o carro que mais se encaixe às suas necessidades e boas compras.