Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa chinesa promete acabar com demora para recarregar carros elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Outubro de 2021 às 11h10

Link copiado!

Divulgação/Desten
Divulgação/Desten

Uma das maiores reclamações levantadas por quem tem um carro elétrico ou pensa em entrar para o mundo ecologicamente mais correto é o tempo gasto para recarregar a bateria, processo que costuma levar entre 4 e 12 horas. E se você soubesse que, em um futuro próximo, será possível carregar 80% dela em menos de 5 minutos?

Na verdade, isso já é possível graças ao novo acessório criado pela Desten. A empresa fundada em 2015 em Hong Kong, na China, anunciou que desenvolveu um carregador ultrarrápido capaz de carregar as suas baterias do zero aos 80% de carga em impressionantes 4 minutos e 40 segundos.

O planejamento da marca, a princípio, é usar as baterias (e o carregador ultrarrápido) no primeiro carro elétrico suíço, o Piech GT, que ainda será lançado. O carro deve chegar ao mercado em 2024 e será equipado com uma bateria de 75 kWh. A autonomia prometida é de 500 quilômetros pelo ciclo WLTP.

Continua após a publicidade

Como funciona?

O processo que tornou o que parecia utopia possível, no entanto, não foi revelado, nem se a novidade será aplicável e disponibilizada para as baterias já existentes no segmento. “Devido ao processo de patente em andamento, não podemos comentar informações mais detalhadas sobre nossas células de íon de lítio no momento”, disse o COO da fabricante, Andrew Whitworth.

Na sequência, no entanto, ele deu uma pequena dica: “Isso eu posso revelar: fomos capazes de construir o funcionamento interno da célula de tal forma que correntes significativamente mais fortes possam fluir. Quase nenhum calor se desenvolve durante a carga e descarga, e toda a recuperação pode ser feita de forma muito mais eficiente”.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o executivo, a célula pode atingir 3.000 ciclos e mais de 1,5 milhão de quilômetros de autonomia total. As células de bateria disponíveis na maioria dos carros na atualidade prometem autonomia total de 1 milhão de quilômetros. Mas demoram um tempo muito maior para recarregar.

Especificações da célula:

Continua após a publicidade
  • Capacidade da célula: 19 Ah
  • Densidade de energia (volumétrica): 350 Wh / L
  • Energia Específica - (Gravimétrica):> 160 Wh / Kg
  • Potência específica: 1600 W / Kg
  • Taxa máxima de carga / taxa de descarga: 10C
  • Mudança de temperatura durante o carregamento: <15 li="">
  • carregamento rápido de 0 a 80% em 4 minutos e 40 segundos
  • Ciclos de carga (100% DoD):> 3.000

Fonte: Desten, InsideEVs