Eletra apresenta 1º carro-forte elétrico do mundo, e torque é assustador; veja

Eletra apresenta 1º carro-forte elétrico do mundo, e torque é assustador; veja

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 02 de Novembro de 2021 às 21h45
Divulgação/Eletra

A Eletra, empresa brasileira especializada em conversão de veículos elétricos, e a transportadora de valores Protege fecharam uma parceria para apresentar o que, segundo elas, é o 1º carro-forte 100% elétrico do mundo. O processo não começou do zero, mas levou um ano e meio para ficar pronto e custou cerca de R$ 1 milhão.

O carro-forte 100% elétrico foi montado em cima do chassi de caminhão Volkswagen VW 8.160, originalmente um veículo a diesel. Para transformá-lo em elétrico, a Eletra usou um processo chamado retrofit. Nele, o chassi e parte da carroceria são aproveitados no novo veículo, enquanto componentes como motor, transmissão e tanque de combustível vão para reciclagem.

Imagem: Divulgação/Eletra

“O fato de você pegar um caminhão muitas vezes no fim do ciclo e transformar em elétrico traz um ganho muito grande. Primeiro porque você não desova caminhões velhos no mercado. Depois, quando faz o retrofit, elimina a emissão na sua operação”, explicou Iêda Nogueira, diretora da Eletra, ao site Primeira Marcha.

Torque assustador

O vídeo acima, publicado no canal oficial do Grupo Protege no YouTube, mostra o 1º carro-forte 100% elétrico do mundo em movimento e, apesar de não ser possível ouvir o ronco do motor, a ficha técnica revela um torque assustador. De acordo com as empresas que participaram da construção do veículo, o motor elétrico entrega 449 cv de potência e um torque de 1.800 kgfm. Isso equivale, por exemplo, ao torque somado de 107 Onix 1.0 turbo, que entregam 16,8 kgfm cada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para completar, mesmo carregando 957 kg em baterias, ele é quase uma tonelada mais leve do que a versão original a diesel. Essa configuração, de acordo com a Eletra, contribui para um veículo forte e ágil, capaz de realizar o trabalho diário sem maiores problemas e, de quebra, alinhado com a tendência de “veículos mais verdes”. A autonomia é de 75 quilômetros, e o tempo de carregamento total das baterias não passa de 2h30.

“Trata-se de um projeto olhando para o futuro, alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”, explicou Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege. Segundo as empresas responsáveis pelo desenvolvimento do carro-forte 100% elétrico, a redução média na emissão de carbono será de 1,4 toneladas de CO2 por mês.

Imagem: Divulgação/Eletra

Confira a ficha completa do carro-forte elétrico da Eletra e da Protege:

  • Modelo: Carro-forte 100% elétrico
  • Propulsão: sistema tração elétrico puro
  • Motor (modelo/tipo): WEG 250L
  • Potência do motor: 165/330 KW (449 cv)
  • Torque máximo: 1.800 kgfm
  • Rotação máxima: 3.500 RPM
  • Peso Banco Baterias: 957 kg
  • Autonomia da bateria: 75 km

Fonte: Primeira Marcha, Eletra

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.