Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eletra apresenta 1º carro-forte elétrico do mundo, e torque é assustador; veja

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Novembro de 2021 às 21h45

Link copiado!

Divulgação/Eletra
Divulgação/Eletra

A Eletra, empresa brasileira especializada em conversão de veículos elétricos, e a transportadora de valores Protege fecharam uma parceria para apresentar o que, segundo elas, é o 1º carro-forte 100% elétrico do mundo. O processo não começou do zero, mas levou um ano e meio para ficar pronto e custou cerca de R$ 1 milhão.

O carro-forte 100% elétrico foi montado em cima do chassi de caminhão Volkswagen VW 8.160, originalmente um veículo a diesel. Para transformá-lo em elétrico, a Eletra usou um processo chamado retrofit. Nele, o chassi e parte da carroceria são aproveitados no novo veículo, enquanto componentes como motor, transmissão e tanque de combustível vão para reciclagem.

Continua após a publicidade
“O fato de você pegar um caminhão muitas vezes no fim do ciclo e transformar em elétrico traz um ganho muito grande. Primeiro porque você não desova caminhões velhos no mercado. Depois, quando faz o retrofit, elimina a emissão na sua operação”, explicou Iêda Nogueira, diretora da Eletra, ao site Primeira Marcha.

Torque assustador

O vídeo acima, publicado no canal oficial do Grupo Protege no YouTube, mostra o 1º carro-forte 100% elétrico do mundo em movimento e, apesar de não ser possível ouvir o ronco do motor, a ficha técnica revela um torque assustador. De acordo com as empresas que participaram da construção do veículo, o motor elétrico entrega 449 cv de potência e um torque de 1.800 kgfm. Isso equivale, por exemplo, ao torque somado de 107 Onix 1.0 turbo, que entregam 16,8 kgfm cada.

Continua após a publicidade

Para completar, mesmo carregando 957 kg em baterias, ele é quase uma tonelada mais leve do que a versão original a diesel. Essa configuração, de acordo com a Eletra, contribui para um veículo forte e ágil, capaz de realizar o trabalho diário sem maiores problemas e, de quebra, alinhado com a tendência de “veículos mais verdes”. A autonomia é de 75 quilômetros, e o tempo de carregamento total das baterias não passa de 2h30.

“Trata-se de um projeto olhando para o futuro, alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”, explicou Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege. Segundo as empresas responsáveis pelo desenvolvimento do carro-forte 100% elétrico, a redução média na emissão de carbono será de 1,4 toneladas de CO2 por mês.

Continua após a publicidade

Confira a ficha completa do carro-forte elétrico da Eletra e da Protege:

  • Modelo: Carro-forte 100% elétrico
  • Propulsão: sistema tração elétrico puro
  • Motor (modelo/tipo): WEG 250L
  • Potência do motor: 165/330 KW (449 cv)
  • Torque máximo: 1.800 kgfm
  • Rotação máxima: 3.500 RPM
  • Peso Banco Baterias: 957 kg
  • Autonomia da bateria: 75 km

Fonte: Primeira Marcha, Eletra