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Carros elétricos: saiba calcular o consumo médio

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Outubro de 2021 às 08h00

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Divulgação/Chevrolet
Divulgação/Chevrolet

Calcular o consumo médio de combustível em um carro abastecido com gasolina ou etanol é possível por meio de um método simples, que praticamente todo mundo conhece. Afinal, basta dividir o número de quilômetros percorridos pela quantidade de litros adicionada ao tanque e pronto. Mas como faz para calcular o consumo médio de um carro elétrico? Antes de darmos a resposta, já vamos avisando que é preciso entender uma verdadeira “sopa de letrinhas (e de números)”.

Vamos começar do começo, com o perdão da redundância. Para calcular o consumo médio de carros elétricos, primeiro é preciso saber que ele não é apontado simplesmente dividindo a autonomia total do veículo divulgada pelas montadoras pela capacidade da bateria. Vamos visualizar melhor com um exemplo prático.

De acordo com a General Motors, o Chevrolet Bolt tem uma bateria de 66 kWh e autonomia de 416 km. O consumo médio do carro, no entanto, não sai simplesmente da divisão de 416 por 66, que teria como resultado 6,30. Para chegar ao valor exato, é necessário fixar uma distância para referência, e as montadoras adotaram 100 km como padrão.

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Dessa forma, o cálculo do consumo médio do Chevrolet Bolt em kWh seria feito por meio da boa e velha regrinha de três: 66 kWh/x = 416 km/100 km. Isso implica que "x" é igual a 6600 / 416, que resulta em 15,8 kWh gastos a cada 100 quilômetros. E isso é melhor ou pior do que o consumo médio de um carro a combustão? Calma, pois é isso que vamos explicar agora.

Consumo do elétrico x consumo a combustão

Depois de descobrir que o Chevrolet Bolt, um dos primeiros carros elétricos que entraram à venda no Brasil, tem um consumo médio de 15,8 kWh a cada 100 quilômetros rodados, chegou a hora de comparar o resultado com um carro a combustão. Melhor ainda, vamos ajudar a traduzir isso em números para o bolso do consumidor.

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Desta vez, no entanto, adicionaremos à fórmula valores genéricos para o combustível (nesse caso, a gasolina) e para o quilowatt/hora de eletricidade. Afinal, tanto o preço do litro do combustível quanto as tarifas utilizadas pelas fornecedoras de energia são diferentes nos vários estados do país.

Para a conta ficar redonda, vamos imaginar que um carro a gasolina rode os mesmos 100 quilômetros que o Chevrolet Bolt e consuma 10 litros de combustível. Isso significa dizer que ele teve uma média de 10 quilômetros percorridos por litro gasto. Na ponta do lápis, supondo que a gasolina custe R$ 5, o gasto do motorista teria sido de R$ 50 para rodar 100 quilômetros.

No caso do carro elétrico, estabelecendo o valor de cada kWh em R$ 0,50, o Chevrolet Bolt teria gasto 15,8 kWh em 100 quilômetros, ou 15,8 x 0,50. Em reais, o gasto deste motorista teria sido de R$ 7,90. Isso é seis vezes menos do que o do proprietário do carro abastecido com gasolina teve que desembolsar.

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Gasto equivalente

Ficou claro como calcular o consumo médio dos carros elétricos e como o gasto, em dinheiro, é bem menor do que nos veículos a combustão, certo? Agora você pode estar se perguntando: “Tudo bem, mas e o gasto equivalente?”. Ou seja: quanto o veículo elétrico gastaria em gasolina para percorrer os 100 quilômetros?

Para responder a essa pergunta e encerrar essa matéria, vamos precisar, mais uma vez, da matemática. Então, pegue sua calculadora e vamos lá. Quantos litros de gasolina é possível comprar com R$ 7,85, dinheiro gasto para rodar 100 quilômetros com o carro elétrico, considerando, vamos lembrar, que o litro do combustível esteja custando R$ 5? Basta dividir 7,85 por 5. O resultado final é 1,57. Isso quer dizer que um carro elétrico gastaria o equivalente a 1,57 litros de gasolina para completar um percurso de 100 quilômetros.

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Pensa que acabou? Ainda falta uma continha. Ao dividir os 100 quilômetros do percurso por 1,57 (equivalente em litros de gasolina), temos como resultado 63,69. Esse valor final é o chamado gasto km/le, ou quilômetro por litro equivalente. Ufa! Acabou.

Achou confuso? Pode até parecer, mas é só pegar o jeito. O que dá para afirmar, com ou sem milhares de contas, é que o consumo do carro elétrico realmente é menor do que o dos movidos a combustão. Boa notícia, já que a tendência das montadoras é investir pesado na eletrificação nos próximos anos.

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Com informações: Educação Automotiva, Mundo da Elétrica, Chevrolet