Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona um sensor de ré e estacionamento?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Abril de 2022 às 09h30

Link copiado!

Reprodução/Claude Gabriel
Reprodução/Claude Gabriel

A tecnologia, na maioria das vezes, está presente para nos ajudar no dia a dia e no mercado automotivo isso não é diferente. Recursos importantes foram aparecendo nos carros ao longo dos anos e tornaram nossa vida muito mais fácil em diferentes situações. Um deles, e talvez aquele dos mais simples, é o sensor de estacionamento.

Antes localizado somente nas traseiras dos carros e SUVs, agora é bem comum os modelos virem com esses sensores instalados de fábrica na dianteira e, em alguns casos, com o equipamento por todo o carro, criando um "campo de força" virtual de 360º.

Mas você já se perguntou como funcionam os sensores de estacionamento?

Continua após a publicidade

Como funcionam os sensores de ré e estacionamento?

O sensor de estacionamento serve basicamente para verificar se há obstáculos próximos ao veículo e impedir pequenas colisões. Para isso, ele faz uso de uma tecnologia bem conhecida: o ultrassom. Ao ativar o que chamamos de Park Assist, ele envia as ondas sonoras e mede a distância entre o carro e objeto.

O sistema de estacionamento emite uma frequência sonora inaudível ao ouvido humano quando engatamos a marcha a ré. A distância é calculada por meio do tempo de retorno do sinal do obstáculo ao sensor. No carro, quanto mais próximo de uma colisão, mais rápido o aviso dentro da cabine é emitido, alertando o motorista.

Continua após a publicidade

Há carros como a RAM 1500 que impedem a colisão por completo quando o sensor de estacionamento chega ao limite. Há modelos, entretanto, que somente avisam a proximidade e mostram por meio de gráficos se há algo no caminho.

Seu carro tem sensor de ré e estacionamento? Se não tiver, saiba que é possível encontrar no mercado de peças por preços dos mais variados, a depender do nível do equipamento. Mas, atualmente, a maioria das montadoras oferece o recurso de série no carro.

E aí, sua vida melhorou depois da invenção do sensor de estacionamento? Conte para nós!