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CEO da Stellantis diz “não ver sentido” em carros elétricos no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Fevereiro de 2023 às 07h00

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

Os planos da Stellantis de lançar 9 novos carros elétricos no mercado até o fim de 2023, anunciados recentemente pelo grupo dono de marcas como Fiat, Jeep e RAM, incluem o Brasil como um dos países que receberão as novidades. Mesmo após o próprio CEO da companhia, Carlos Tavares, afirmar “não ver sentido” em carros elétricos no Brasil.

O executivo conversou com os jornalistas durante a apresentação dos resultados da empresa relativos a 2022 e, ao ser questionado sobre a tributação imposta aos carros elétricos no Brasil, surpreendeu na resposta.

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Segundo Tavares, o carro elétrico “não faz sentido” quando comparado ao que pode rodar 100% abastecido com etanol, biocombustível que também já foi defendido como solução ambiental pela Volkswagen. O executivo pontuou também que o carro elétrico custa muito mais caro, fato que acaba inviabilizando a popularização do produto.

“Minha avaliação honesta é que não, eles não precisam, porque vocês tem uma solução muito boa para o planeta. Também há o fato de o Brasil ter grandes terras, onde a produção de etanol não vai competir com a de alimentos, o que também é muito bom para o país. É uma tecnologia muito acessível e já teve investimento necessário. Então, por que você desperdiçaria os recursos da sociedade em algo que não é melhor para o planeta?”, questionou.

Brasil sem novos carros elétricos?

O posicionamento forte pró-etanol do CEO da Stellantis não implica, porém, que a marca vá deixar de trazer os novos carros do grupo para o mercado verde-amarelo. E a ideia de aumentar o line-up de BEVs no país tem uma explicação simples: não perder mercado para os principais rivais.

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“Se é mais caro e não é melhor sob uma perspectiva de emissões, então, por que faríamos isso? Bem, a resposta é muito simples: nossos concorrentes gostariam de vender o EV como uma declaração moderna, elegante e ecológica para pessoas ricas de áreas urbanas que compram o EV como o segundo ou terceiro carro da família. Isso pode ser um nicho de mercado. Não pretendo deixar esse nicho de mercado para meu concorrente, então estarei lá também. Sejam bem-vindos à competição”.

A Stellantis foi um dos maiores players do mercado de carros elétricos em 2022, com um aumento de 41% nas vendas em relação ao ano anterior. Por conta disso, a ideia é aumentar a linha de produtos de 23 para 32 até o fim do ano e chegar aos 47 modelos até dezembro de 2024. Alguns deles, certamente, estarão no Brasil.

“Sem revelar aqui muitos detalhes sobre o planejamento do produto, vamos levar carros elétricos para o Brasil também para lutar contra as pessoas que pensam que podem desestabilizar o líder do mercado que somos”, concluiu Tavares.