Publicidade

5 carros especiais feitos para a Copa do Mundo e a Seleção Brasileira

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

A Copa do Mundo sempre é uma oportunidade para o mercado se aproveitar e lançar produtos e promoções diferenciadas, nos mais diferentes setores. Telefonia, gastronomia, games e até cosméticos trabalham para trazer aos consumidores itens alusivos ao mundial. E com os carros não poderia ser diferente.

Desde o histórico Volkswagen Gol Copa, de 1982, as montadoras lançam versões especiais dos carros inspiradas na Copa do Mundo e na Seleção Brasileira. Algumas dessas versões, aliás, nem são oficiais, mas certamente tentam se aproveitar do "barulho" causado pelo evento.

Com isso em mente, o Canaltech separou cinco modelos de carros especiais lançados para a Copa do Mundo e para a Seleção Brasileira. Será que você se lembra deles?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. Chevrolet Monza Club 1994

Lançado no ano do tetracampeonato da Seleção Brasileira, o Chevrolet Monza Club era a versão mais equipada do sedan médio naquela época, já adiantando alguns equipamentos e o visual que apareceria no modelo no ano seguinte.

Como destaque podemos citar a direção hidráulica, o motor 2.0 aspirado com injeção eletrônica, bancos de veludo e a cor vermelha diferenciada.

4. Fiat Argo Seleção 2019

O Fiat Argo Seleção foi a única edição especial do hatch feita para o futebol. Na época, o torneio em questão era a Copa América, que estava sendo realizada no Brasil e que foi vencida pela Seleção Brasileira em final contra o Peru.

Em termos de produto, o Argo Seleção tinha como base o Argo Drive da época, ou seja: ele vinha com rodas em calota aro 15, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e a cor amarela exclusiva. Além disso, a Fiat oferecia na época 5 anos de garantia para o hatch.

Continua após a publicidade

3. Volkswagen Gol Copa 2006

Seguindo sua tradição de lançar modelos para a Copa do Mundo, a Volkswagen aproveitou o forte apelo da Seleção de 2006 e lançou o Gol Copa daquele ano. Entretanto, o hatch era bem menos trabalhado e enfeitado do que se esperava, tendo apenas uma cor amarela exclusiva e bordados da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nos bancos.

As opções de motor, porém, poderiam ser duas: 1.0 e 1.6.

Continua após a publicidade

2. Volkswagen Gol Sport 2002

O VW Gol Sport foi uma versão do hatch que teve caráter de comemoração. Lançado após o título do Brasil na Copa do Mundo de 2002 contra a Alemanha, a montadora alemã, por ironia do destino, aproveitou a festa para trazer à vida uma das versões mais legais inspiradas em futebol.

De série, o Gol Sport era bem recheado, apesar de ser equipado com um motor 1.0 aspirado de 16V. Ele tinha direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com máscaras negras, alarme, airbags dianteiros e rodas de liga leve aro 15.

Continua após a publicidade

1. Hyundai HB20: Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

Desde 2014 como patrocinadora da Copa do Mundo, a Hyundai lança no Brasil uma edição especial do Hyundai HB20, seu principal modelo à venda por aqui. Na versão de 2022, a montadora escolheu a configuraão Comfort, intermediária tanto com motor 1.0 aspirado quanto 1.0 turbo para ser a base dessa versão. De série, o HB20 da Copa do Mundo vem com os seguintes itens:

  • Faróis com projetor e DRL em LED;
  • Rodas de liga-leve com pintura exclusiva em cinza;
  • Retrovisores externos na cor cinza silk;
  • Emblema do torneio nos para-lamas dianteiros;
  • Painel de instrumentos digital e interativo;
  • Soleira personalizada;
  • Bancos de couro em duas cores;
  • Botão de freio de mão cromado;
  • Console central e apoios de braço laterais revestidos em couro;
  • Duas entradas USB;
  • Smart key;
  • Smart trunk (apenas no sedan);
  • Sistema Bluemedia.
Continua após a publicidade