Carros elétricos e híbridos podem te ajudar a pagar IPTU em São Paulo; entenda
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Para incentivar as pessoas a comprarem carros elétricos e híbridos, a prefeitura de São Paulo aprovou uma lei de incentivo para a utilização do desconto aplicado no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que hoje é de 50%, para o abatimento do valor do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e outros impostos e encargos caso o proprietário opte por isso.
- Paraná agora tem ônibus elétrico para 44 passageiros em trecho regional
- Fiat só fabricará carros elétricos a partir de 2030; Brasil segue como incógnita
- Carros elétricos podem ter o mesmo preço dos modelos a combustão em 2026
O projeto de lei 0054/2021, de autoria dos vereadores Antônio Donato (PT) e Rodrigo Goulart (PSD), agora se tornou a Lei nº17.563, que altera lei anterior de 2014 que estabelece a Política Municipal de Incentivo ao Uso de Carros Elétricos ou movidos a Hidrogênio. No texto antigo, estava previsto apenas o desconto e não a utilização do restante do valor que seria pago para outros fins.
Entretanto, por mais que essa Lei seja benéfica, já precisa ser atualizada. Isso acontece porque hoje, no mercado brasileiro, não há nenhum automóvel eletrificado que custe abaixo de R$ 150 mil, preço adotado dentro da lei para a limitação dos descontos e da aplicabilidade do abatimento do IPTU. O último a ter um valor inferior a esse foi o JAC iEV20, carro elétrico mais barato do Brasil.
Com a sanção da lei feita pelo prefeito Ricardo Nunes (PSDB), os proprietários de carros elétricos e híbridos já podem usufruir dos benefícios.
- 5 carros híbridos que podem chegar ao Brasil em 2021
- Guia: o que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico
- O que vale mais a pena: Carro híbrido leve ou plug-in?
Está na dúvida entre comprar um carro híbrido ou elétrico? Deixe nos comentários!
Fonte: Inside EVs