Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carros 0km estão com dias contados na Rússia; veja o porquê

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Março de 2022 às 13h20

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Inúmeras montadoras de carros anunciaram que vão abandonar a Rússia e fechar suas fábricas. Além disso, as empresas vão congelar as vendas já firmadas com clientes no país devido às sanções e rupturas econômicas impostas por outras nações em decorrência da invasão na Ucrânia.

Entre os nomes que já anunciaram essa decisão estão marcas como Toyota, BMW, Mercedes-Benz, Aston Martin, Ford, Renault, Harley-Davidson, Bentley, Honda, Volvo, Jaguar Land Rover e Volkswagen. O grupo Stellantis, que tem empresas como Jeep e Fiat, também anunciou que seguirá as sanções.

A Hyundai, que constantemente lidera o ranking de vendas do mercado russo, também anunciou que fechará sua fábrica no país, mas não deu uma data para isso. Outras marcas como Lada e Avtovaz, que pertencem à Renault; e Nissan, que tem parceria com os franceses, também devem seguir o mesmo caminho.

Continua após a publicidade

A Ucrânia é um país importante para o mercado automotivo europeu, pois tem fábricas de peças e componentes. Com a guerra escalonando no local, essas plantas tiveram que interromper suas atividades, prejudicando as montadoras em todo o continente.

Aviões também foram afetados

Além das fabricantes de automóveis, as gigantes da aviação também abandonaram a Rússia. Boeing, Airbus e Embraer anunciaram o corte no envio de peças e a interrupção do serviço de manutenção.

Continua após a publicidade

Fonte: ARSTechnica