Antonov-225 | Ucrânia confirma que ataque russo destruiu maior avião do mundo
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

O governo da Ucrânia confirmou que o maior avião do mundo, o cargueiro Antonov-225, foi destruído por ataques do exército russo no último domingo (27). A operação foi realizada no aeroporto de Gostomel, que fica nos arredores da capital Kiev, colocando fim, assim, à vida do monstruoso cargueiro ucraniano.
- Quantos mísseis um caça pode carregar?
- Ucrânia quer Rússia fora do sistema financeiro Swift; entenda o impacto disso
A informação foi dada por Dmytro Kuleba, ministro das Relação Exteriores da Ucrânia, em anúncio na TV estatal ucraniana Ukroboronprom. "A Rússia pode ter destruído nosso 'Mriya'. Mas eles nunca serão capazes de destruir nosso sonho de um estado europeu forte, livre e democrático. Vamos vencer!", disse Kuleba.
"Mirya" quer dizer "sonho" em ucraniano, e era parte do que o Antonov-225 representava para o país do leste europeu, hoje atacado pela Rússia em uma guerra que envolve não apenas as forças militares, mas também todo um contexto geopolítico e, infelizmente, a vida de civis.
Imagens do que teria sobrado do Antonov-225 ainda não circulam na rede, mas já é possível estimar quanto custaria para uma reconstrução completa da aeronave, que tem 84 metros de comprimento, 88m de envergadura e que pode carregar até 250 toneladas de carga a uma velocidade de 850km/h.
Segundo o governo ucraniano, estima-se que a restauração do "Mriya" custaria mais de US$ 3 bilhões e poderia levar mais de cinco anos.
Fonte: Science Alert