Carro voador sem asas começa a ser fabricado com peças de Airbus e Boeing
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Depois da revelação em 2023 e de conseguir mais de 3.200 encomendas para seu carro voador, a startup Alef Aeronautics anunciou um acordo para construir o Model A em conjunto com Pucara Aero e MYC, empresas que fabricam peças de nível aeronáutico para Airbus e Boeing.
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A joint-venture produzirá, além de partes estruturais, peças de motor, sistemas elétricos, hidráulicos e aviônicos do carro voador de US$ 300 mil — cerca de R$ 1,6 milhão na conversão direta, sem impostos.
"Com um número crescente de pré-encomendas e se aproximando do design final, a Alef começou a assinar acordos para se preparar para a fabricação em massa do nosso Model A. A segurança é nossa prioridade número um, então escolhemos a Pucara Aero e a MYC por seu histórico de segurança impecável e conformidade com as principais autoridades de aviação", afirmou o CEO da Alef, Jim Dukhovny.
Fila prioritária e linha popular
Previsto para chegar ao mercado em 2025, o Alef Model A tem duas categorias de participação na pré-venda: a geral custa US$ 150 (pouco mais de R$ 830 diretos, sem imposto). Já a prioritária cobra US$ 1.500 (R$ 8.360).
Além do Model A, a Alef ainda planeja um segundo projeto, mais acessível, tratado como Model Z, que pretende custar US$ 35 mil (cerca de R$ 193 mil), ainda sem data prevista de lançamento.
Carro voador que parece carro comum
O Model A é um carro voador tipo eVTOL (aeronave de pouso e decolagem vertical) dotado de 8 motores e 100% elétrico. O projeto segue os princípios do “disco-voador” mostrado recentemente pelos chineses da Shenzhen, mas com um visual mais tradicional, como o de um "carro normal”.
“Projetado para dirigir na rua, decolar verticalmente quando necessário e voar acima do tráfego. Estamos construindo a solução para os problemas do congestionamento moderno”, anuncia a empresa sediada em San Mateo, na Califórnia, logo na página inicial de seu site oficial.
Além de ser totalmente elétrico e contar com oito motores, o Alef Model A tem outras especificações bastante interessantes. O primeiro carro voador elétrico certificado dos Estados Unidos também pode rodar no trânsito normal, mas, em terra firme, o desempenho fica bem abaixo do que se poderia imaginar.
Baixas velocidades
Segundo a empresa, o veículo tem excelente autonomia por carga, podendo rodar até 322 quilômetros por ciclo.
Mas a velocidade máxima atingida em solo é de apenas 38 km/h — baixa até mesmo para os padrões de uma Mobylette. Caso o motorista precise de mais velocidade, basta levantar voo. No modo aéreo, o ciclo é de até 177 km.
O Model A pode se mover em todas as direções — para cima, para baixo, para frente, para trás, para a esquerda e para a direita — quando está em voo, e tem recursos de segurança comumente encontrado em drones modernos, como sistema de estabilização de voo, sistema de prevenção e detecção de objetos e muito mais.
E se o carro voador der uma pane geral enquanto estiver no ar? Segundo a empresa, não haverá maiores problemas, pois o Alef Model A sairá de fábrica equipado com paraquedas balísticos, recurso de segurança também presente em aviões de pequeno porte, como o Cirrus SR22.