Avião supersônico quer fazer Sydney-Londres em apenas 2 horas
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
A fabricante de veículos hipersônicos Hypersonix Launch Systems e a fornecedora de tecnologias aeroespaciais Southern Launch, ambas da Austrália, anunciaram parceria para desenvolver e testar um novo modelo de veículo aéreo que seria capaz de voar a mais de 14.817 km/h — 5x a velocidade do som —, fazendo a rota Sydney-Londres em apenas 2 horas.
-
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Conheça os 10 aviões mais rápidos do mundo
- Qual foi o voo mais rápido da história?
Voo hipersônico
O cronograma prevê os primeiros testes já em 2025. Para atingir uma velocidade tão grande, aeronaves como a da Hypersonix têm de voar em altitude suborbital.
A ideia desse projeto em si é usar instalações no sul da Austrália para lançar o veículo de teste chamado de Dart AE junto a um foguete. Após se separar do foguete, o Dart deve ligar os próprios motores do tipo scramjet.
O Daert AE é uma aeronave de 3,5 m de comprimento movida por um único motor scramjet Spartan, feito de ligas metálicas de alta temperatura impressas em 3D. Segundo a fabricante, o combustível utilizado é o hidrogênio e os primeiros voos serão a Mach 7.
A promessa é de atingir velocidades até Mach 12, retornando depois para o solo como um avião convencional.
De 20 para 2 horas
Motores hipersônicos também devem equipar a futura geração de aviões de passageiros com o potencial de reduzir o tempo de voo na rota Sydney-Londres para apenas 2h.
Outra empresa australiana, a Qantas tem planos para operar a partir de 2025 aquele que será o voo comercial mais longo do mundo. Na rota, que vai operar o mesmo trajeto, aviões Airbus A350-1000 devem levar até 238 passageiros, em voo previsto para durar 20 horas.