Carro voador e robô humanoide no Brasil? Montadora chinesa pode trazer novidades
Por Danielle Cassita |

A chinesa xPeng pode trazer ao mercado brasileiro o melhor da sua tecnologia, que vai desde “carros voadores” até robôs humanoides controlados por inteligência artificial. Os planos foram descritos por Brian Gu, vice-presidente global da marca, em entrevista à Autoesporte durante o Salão de Munique realizado em setembro na Alemanha.
- Renault derruba preços e Kardian sai ao custo do Citröen Basalt
- CNH vencida: qual é o limite de tempo para renovar sem perder a habilitação?
Embora ainda não haja datas para a chegada da marca ao Brasil, a fala de Gu indica que a xPeng não pensa em trabalhar somente com seus carros elétricos. “Se estamos estudando entrar [no Brasil], é natural que todos os produtos que desenvolvemos estejam no radar”, afirmou ele.
Quando questionado sobre a possibilidade de comercializar robôs humanoides no país, ele não hesitou e respondeu de forma enfática: “Sim, certamente”. Mas reforçou: ainda não foi decidido se a xPeng vai, de fato, ingressar no mercado brasileiro.
Novidades da xPeng
No evento, a xPeng apresentou a nova geração do P7, seu sedan elétrico que impressiona pelos números. Com até 820 km de autonomia no ciclo chinês WLTC, o carro conta com baterias de 74,9 kWh de ferro-lítio-fosfato e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
O modelo oferece recarga ultrarrápida, que recupera 525 km de alcance em apenas 10 minutos. Quer mais? Saiba que o modelo aposta em três chips de inteligência artificial da Turing AI aliados a um processador Qualcomm Snapdragon. Juntos, os dispositivos comandam o assistente de VLM (sigla de “Cabine Muito Inteligente” em inglês) da cabine.
Robô humanoide e carro voador
O estande da xPeng no evento também chamou atenção por apresentar o robô humanoide Iron. O produto mede 1,73 m de altura, pesa 70 kg e conta com 60 articulações, sedo capaz de se mover em mais de 200 direções. Hoje, o Iron já auxilia em processos das linhas de montagem da empresa e deve ser produzido em série a partir do ano que vem.
Finalmente, outro destaque ficou por conta do eVTOL da xPeng, que a marca chama de “Land Aircraft Carrier”. O veículo modular voador deve realizar seu voo inaugural em Dubai no próximo mês, com estreia no mercado global prevista para 2026.
Leia também:
- Peugeot derruba preços e 2008 Active sai pelo custo do Hyundai HB20
- Marca chinesa derruba preços para queimar estoque antes de sair do Brasil
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?
Fonte: Autoesporte