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Carro da Ford vai “fugir” de donos caloteiros e voltar para fábrica; entenda

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2023 às 10h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
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Comprar um carro da Ford para pagar em suaves prestações pode se tornar um problema real para quem, digamos assim, não preze por honrar com os compromissos em dia. Ou, em palavras mais simples, tenha uma tendência a ser “caloteiro”.

Preocupada com o crescente aumento da inadimplência nos Estados Unidos, que chegou a 1,6%, a montadora patenteou um sistema chamado Systems and Methods to Repossess a Vehicle (Métodos e Sistemas para retomar a posse de veículos, em português) já em 2021, mas só agora conseguiu a permissão para desenvolvê-lo.

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O sistema será dotado de uma série de recursos inteligentes (alguns deles ainda longe de se tornarem realidade, por conta de necessitarem de uma automação completa do carro), mas todos voltados para uma única finalidade: lembrar o proprietário de que ele tem compromissos a honrar se quiser continuar de posse do seu bem.

Como a Ford vai cobrar os “caloteiros”?

Segundo a patente registrada pela Ford, os recursos do software não foram desenvolvidos pura e simplesmente para “tomar” o carro de volta de quem não honrar com os acordos financeiros. Os primeiros passos serão feitos de forma bastante cordial.

A ideia é que primeiramente o sistema envie uma mensagem ao proprietário lembrando que chegou a hora de pagar a parcela do financiamento. Se o aviso for ignorado “dentro de um período razoável de tempo”, aí sim o clima começará a ficar mais pesado.

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O segundo passo prevê que o proprietário não consiga mais ter acesso a recursos como o sistema de som ou de refrigeração/calefação. Algo que, convenhamos, pode ser bastante desagradável, especialmente em dias com calor ou frio intenso.

O passo seguinte é o penúltimo antes da verdadeira “revolução das máquinas”. De acordo com a patente, o sistema da Ford vai dar sequência à pressão nos proprietários impedindo que os carros dos donos devedores funcionem o motor.

Depois disso, a ideia, em caso de não identificação do pagamento, é que o sistema autônomo ligue o carro e o conduza sozinho de volta para a fábrica (ou para um ferro velho, dependendo do estado do veículo).

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Invasão de domicílio

A Ford sabe que as leis nos Estados Unidos são cumpridas rigorosamente e, por isso, se precaveu para não ser processada por eventuais invasões de domicílio.

Para isso, o sistema observará, por meio das câmeras instaladas no carro, se ele está estacionado na garagem da casa do proprietário.

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Se esse for o caso, o Ford só poderá “fugir do caloteiro” se (ou quando) deixar o perímetro da residência.