BYD quer carro elétrico mais barato que Dolphin Mini para dominar Europa
Por Danielle Cassita • Editado por Bruno De Blasi |

A BYD quer criar um carro elétrico ainda mais acessível que seu Dolphin Mini. É o que a montadora mostrou durante o Japan Mobility Show 2025, onde deu um “gostinho” do que esperar do seu BYD Racco, o ultracompacto que deve atender a demanda por carros urbanos e de baixo custo em mercados internacionais.
- Teste: Dirigimos o Leapmotor C10, surpresa chinesa da Stellantis
- As 10 maiores fabricantes de carros da China
O Racco deve chegar primeiro ao mercado japonês, onde os chamados kei-cars já se tornaram queridinhos do público — por lá, estes carros representam mais de 30% das vendas de carros novos somente em 2023.
O novo modelo, por sua vez, teria quatro portas e visual quadrado e típico da categoria. Suas medidas o deixam 60 cm menor que o Dolphin Surf, mas o deixam lado a lado com o Nissan Sakura, o elétrico mais vendido por lá atualmente.
Novo compacto da BYD
O modelo deve contar com baterias Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP), que deve garantir autonomia de aproximadamente 180 km. Tanto a bateria quanto o conjunto econômico indicam que a BYD vem adotando uma estratégia para manter baixos os custos do modelo.
Apesar de ainda não ter preço confirmado, já se sabe que o modelo deve custar cerca de U$ 18 mil, algo próximo de R$ 120 mil na cotação atual. Embora não haja confirmação da chegada do modelo ao mercado europeu, os executivos da marca observam que o carro tem, de fato, perfil para o público do “velho continente”.
Leia também:
- Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação?
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China