Bateria Blade da BYD é a mais segura e eficiente do mundo

Por  Redação  | 

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Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

A BYD é reconhecida por ser a maior fabricante global de veículos elétricos e híbridos, mas ela é muito mais do que simplesmente uma das principais montadoras de carros do mundo: trata-se de uma Greentech (empresa de tecnologia) que tem na inovação seu pilar mais importante.

A sigla BYD vem do inglês Build Your Dreams (Construa seus Sonhos), mas, em bom português, fala-se “BI-UAI-DI”. A marca já conquistou o coração do brasileiro, pois está sempre em busca do que há de mais avançado em design e features tecnológicos para equipar sua ampla gama de carros, cada vez mais presentes em todo o país. Isso inclui também o “coração” dos carros elétricos e híbridos: a bateria.

Algumas das principais dúvidas de quem ainda não se rendeu ao futuro elétrico é justamente voltada para as baterias — desde a durabilidade até a segurança dos equipamentos usados em carros com esse tipo de propulsor.

No caso da BYD, os clientes não têm com o que se preocupar, pois contam com a Blade, considerada a bateria de carros elétricos mais segura do mundo. E testes para comprovar essa afirmação não faltam.

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Bateria Blade passou por teste de fogo

A BYD realizou uma série de testes de segurança e comprovou que as baterias Blade superam, com folga, os requisitos do chamado “Nail Penetration Test” (Teste de Perfuração com Prego), que simula as consequências de um acidente sério de trânsito e mede a fuga térmica do equipamento.

Após serem submetidas aos testes, os componentes não emitiram fumaça ou pegaram fogo, e a temperatura da superfície oscilou apenas entre 30 e 60 graus Celsius, números bastante aceitáveis para a rigidez das provas.

As baterias também foram colocadas em outras situações extremas e, após serem esmagadas, dobradas e até mesmo aquecidas em um forno com temperaturas acima dos 300 graus Celsius, não pegaram fogo ou explodiram.

O mito sobre carros elétricos correrem risco de dar choque ou estragar se forem surpreendidos por enchentes, alagamentos ou até em lava-rápidos não passa disso mesmo: lenda urbana.

As baterias dos carros elétricos da BYD foram projetadas para enfrentar situações de risco e, no caso de entrar em uma enchente, o fluxo da corrente é automaticamente desligado. Já se a situação for a de encarar um lava-rápido, a vedação dos componentes é um dos pontos de maior atenção da Greentech.

Por que a Bateria Blade é tão segura?

O segredo das baterias Blade da BYD para serem tão seguras está em sua composição, ou seja, nos materiais utilizados para a sua confecção. Elas não utilizam metais como cobalto, níquel e manganês, presentes em baterias do tipo NMC, e são feitas de fosfato de ferro-lítio (LFP), a mais moderna entre as baterias de íons de lítio. Por conta dessa composição, ela não libera oxigênio durante a fuga térmica, minimizando a chance de combustão.

Além de ficarem mais seguras, isso também torna as baterias Blade mais baratas de produzir, o que impacta diretamente no preço final do carro. Uma outra inovação é que as células são dispostas em forma de lâminas (daí o nome Blade, que é lâmina em inglês).

Mais finas e mais compridas que as baterias de carros elétricos de outras marcas, as baterias Blade ocupam o espaço de maneira mais inteligente e mais eficiente.

Elas ficam alinhadas transversalmente e fazem parte da estrutura do veículo, dispensando, assim, a necessidade de um invólucro de proteção. Essa arquitetura mais moderna acaba compensando o fato de terem menos densidade energética que as baterias do tipo NMC.

Bateria Blade tem garantia de 8 anos e não "vicia"

Além da segurança, já comprovada pela BYD, as baterias Blade têm na garantia e na durabilidade outros pontos fortes. A marca oferece 8 anos de garantia para as baterias de veículos 0km, sem limite de quilometragem, mas isso não significa que a vida útil do acessório se encerrará junto com o fim do prazo.

Além de aguentar, no mínimo, 5.000 ciclos de carga e descarga, as baterias da BYD, depois de esgotarem o tempo de vida a serviço dos carros elétricos e híbridos da montadora, não são simplesmente descartadas: elas são realocadas para utilização em sistemas solares fotovoltaicos ou como backup em estações de telecomunicações.

Um outro “mito” que precisa ser esclarecido é que as baterias Blade da BYD não “viciam”, ou seja, não memorizam uma determinada porcentagem de carga e interrompem o carregamento sempre que o sistema alcança o mesmo ponto. Ao contrário dos celulares, que também utilizam baterias de íons de lítio, os equipamentos dos carros foram projetados para oferecer sempre o máximo de desempenho e, portanto, não sofrem deste “mal”.

Vale pontuar ainda que a experiência da BYD com o segmento de baterias começou há mais de duas décadas, mais precisamente em 1995, ano em que a Greentech foi fundada e rapidamente se tornou referência em baterias recarregáveis para celulares, expandindo suas aplicações para eletrônicos, automotivo, energia renovável e ferroviário.

Recarregue seu carro elétrico BYD onde e como quiser

A BYD não quer apenas vender um carro eletrificado. A Greentech sabe que uma enorme preocupação do cliente é com a falta de infraestrutura ideal para recarregar as baterias dos elétricos e híbridos no país. Por isso, lançou em março uma solução completa de carregadores para facilitar a vida de quem apostou na marca.

O portfólio completo conta com carregadores de corrente alternada (CA), de 7 kW ou 22 kW, corrente contínua (CC) de 60 kW, 120 kW, 150 kW ou 180 kW, além do Grid Zero, de até 210 kW, modelo que utiliza a tecnologia das baterias BYD para ser mais seguro, confiável e eficiente.

O tempo de recarga depende do tamanho da bateria e do tipo de carregador utilizado. Para ilustrar, podemos citar que um BYD Dolphin, que está na lista de carros elétricos mais vendidos do Brasil desde seu lançamento, recupera de 30 a 80% de sua carga quando conectado a um carregador de 60 kW. O Seal, sedan elétrico que também figura entre os mais emplacados, leva 25 minutos para recuperar a mesma carga em um de 150 kW.

A BYD também oferece opções de carregador portátil ou Wallbox, ambas ideais para quem preferir efetuar a recarga da bateria em casa. O portátil é o 220 VAC para veículo elétrico ou híbrido plug-in, potência de 2,8 KW/13A, alimentação 220 VAC, enquanto o wallbox é uma estação de carregamento 220 VAC para veículo 100% elétrico com conector tipo 2, compatível com uso externo, classificação IP55.

“Autonomia infinita”

Além de serem as mais seguras do mundo, as baterias Blade também tornam os carros da BYD em ícones de eficiência energética e autonomia. Os modelos BYD Dolphin, Song Plus DM-i, Seal, e os mais recentes, BYD King e Song Pro, têm a autonomia e tecnologia embarcada como os seus pontos de maior destaque.

No caso do King, sedan híbrido equipado com baterias de 18,3 kWh na versão GS, os números oficiais do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro apontam para um consumo médio de até 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada quando os dois tipos de propulsores estão em uso (elétrico e a combustão). A eficiência energética, medida em Megajoules por quilômetro, também é excelente: 0,50 MJ/km.

O BYD Dolphin Plus, versão mais completa do hatch 100% elétrico, também gabaritou nos exigentes testes do órgão regulador. Segundo o Inmetro, o modelo equipado com baterias de 60,5 kWh recebeu nota “A” em eficiência energética e pode rodar até 330 km sem precisar recarregar. Um alívio para quem sofre com “ansiedade de recarga”, não é mesmo?

Tecnologia de ponta

Nem só de alcance “infinito” vivem os carros da BYD. Desde o mais simples do portfólio, o Dolphin Mini, até os dois representantes do segmento premium à venda no Brasil (Tan e Han), inovação é a palavra de ordem.

Os carros contam com a exclusiva central multimídia com tela giratória (o tamanho varia de acordo com o modelo), acabamento de excelente qualidade e outros features que até então só eram oferecidos em modelos de luxo, como luzes em LED personalizáveis na cabine, comandos por voz e até karaokê.

Não à toa, os carros da BYD já figuram entre os mais vendidos de cada segmento no Brasil e estão cada vez mais solidificando a presença da marca entre as empresas mais confiáveis do país.

E a história está apenas começando, já que a inauguração da fábrica própria em Camaçari, na Bahia, tornará a Greentech uma autêntica indústria verde-amarela. Ficou curioso para saber mais? Então não perca tempo. Procure uma concessionária da BYD e faça parte da inovação você também.