BYD projeta expansão com fábricas da Ford no Brasil e na Alemanha
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BYD ultrapassou a Tesla nas vendas de carros eletrificados no fim de 2022 e, para seguir crescendo no segmento, planeja herdar não uma, mas duas fábricas da Ford. A primeira delas, como já falamos aqui no Canaltech, é no Brasil, mais precisamente em Camaçari, na Bahia. E a segunda é na Alemanha.
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Segundo o pessoal do Autonews Europe, executivos de BYD e Ford estão conversando sobre a venda da planta localizada em Saarlouis, local onde hoje é produzido o Focus, que sairá de linha em 2025.
Como a Ford escolheu Valência, na Espanha, para sediar a produção da futura linha 100% elétrica da marca, o destino das instalações da montadora estadunidense na Alemanha ficou indefinido.
A BYD fabrica atualmente seus ônibus elétricos na Hungria e conta com três de seus carros elétricos, todos importados da China, rodando por alguns centros europeus. A ideia de comprar a fábrica na Alemanha é justamente expandir a produção e acrescentar novos veículos ao line-up da região.
A fábrica da Ford em Saarlouis conta com 4.600 trabalhadores, e as conversas com a BYD, marcadas para ter sequência no início de fevereiro, também dizem respeito à sequência da carreira do quadro de funcionários atual. A ideia é que boa parte deles siga empregada, já que a Ford anunciou, recentemente, um corte de 3,2 mil funcionários na planta de Colônia, também na Alemanha.
Protocolo de intenções
Paralelamente às conversas com a Ford para assumir a fábrica em Saarlouis, na Alemanha, a BYD segue tratando da aquisição da planta da montadora estadunidense em Camaçari, na Bahia, que está desativada desde 2021.
Segundo o governo da Bahia, as conversas estão bem adiantadas, mas, internamente, a BYD ainda trata o assunto com cautela. Conforme o Canaltech apurou, há apenas um protocolo de intenções assinado até o momento, pois o Paraná também mostrou interesse em sediar a fábrica da BYD e se tornou alternativa da montadora chinesa para o Brasil.