Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fim de uma era: Ford Focus já tem data para ser aposentado

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Junho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/ Ford
Divulgação/ Ford
Tudo sobre Ford

O Ford Focus, um dos melhores e mais emblemáticos hatches do mercado mundial, será aposentado em 2025. Segundo o chefe da Ford Europa, Stuart Rowley, o modelo não terá substituto imediato e não vai passar pelo processo de eletrificação total que os carros da montadora vão passar nos próximos anos.

O Focus é um projeto 100% europeu e sucesso absoluto no Velho Continente desde o seu lançamento, em 1998, quando chegou para substituir o igualmente bem-sucedido Escort. No Brasil, ele chegou com sua primeira geração em 2000, tendo sobrevivido até 2019, quando foi descontinuado por aqui diante da nova estratégia da marca de focar em SUVs e picapes.

Segundo Rowley, até mesmo a fábrica onde o Focus é produzido, em Saarlouis, na Alemanha, deve ser fechada, causando a demissão de mais de 4 mil trabalhadores. O executivo não deu muitos detalhes, mas, a julgar pelo que acontece em outros mercados — incluindo o Brasil —, a demanda por SUVs deve ser a principal responsável por matar o hatch.

Continua após a publicidade

Atualmente, o Ford Focus é comercializado na Europa em versões hatch, sedã e perua, com motores turbo e híbridos. No Brasil, a última versão era um dos carros mais legais vendidos no país, com tecnologias presentes em modelos muito mais caros e que, à época, eram exclusivas de seu segmento, como alertas de colisão, sensores de ponto cego e até auxiliar de balizas.

Continua após a publicidade

A Ford deve focar seus esforços em carros elétricos nos próximos anos. No momento, o único carro elétrico vendido pela montadora é o Ford Mustang Mach-E, que também deve chegar ao Brasil em breve.