Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BYD desiste de comprar antiga fábrica da Ford

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Fevereiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

A BYD tem planos ousados de expandir sua marca globalmente e, recentemente, revelou estar negociando para assumir não apenas uma das plantas da Ford no Brasil (em Camaçari, na Bahia), mas também a localizada em Saarlouis, na Alemanha. Esta segunda conversa, porém, esfriou e pode não sair do papel.

Em entrevista para o site da Bloomberg, Stella Li, vice-presidente executiva da marca, afirmou que a prioridade da BYD não é assumir fábricas antigas de outras marcas, desativadas ou não. Li revelou que a montadora chinesa pretende inaugurar novas plantas, construídas do zero, após finalizar os estudos de viabilidade de cada local.

Continua após a publicidade

As declarações de Stella Li deixam claro o rumo que a montadora de carros elétricos quer tomar não somente na Alemanha, mas também em outros centros da Europa nos quais já mostrou interesse em ter fabricação local, como Inglaterra, Noruega, França e Suécia.

E a fábrica da Ford no Brasil?

A executiva da BYD não falou explicitamente se a provável desistência de assumir a fábrica da Ford na Alemanha também implica em um fim das negociações para ocupar as instalações da montadora estadunidense em Camaçari, na Bahia.

Em contato recente com o Canaltech, fontes da empresa afirmaram que há somente um protocolo de intenções assinado com o governo baiano, mas que duas opções foram debatidas: assumir a fábrica desativada da Ford ou, então, construir uma nova em Salvador, capital do estado.

Continua após a publicidade

A BYD já está no Brasil desde 2014 e, na verdade, tem uma fábrica em funcionamento por aqui. As instalações de Campinas (SP), no entanto, são dedicadas à produção de painéis fotovoltaicos e à fabricação de chassis para ônibus elétricos.