BMW segue passos da Volvo e também fará carros com aço sustentável

BMW segue passos da Volvo e também fará carros com aço sustentável

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 21 de Outubro de 2021 às 19h10
Divulgação/BMW

A BMW anunciou que utilizará aço sustentável para fabricar seus automóveis a partir de 2025. Segundo a montadora, o material virá de uma parceria com a H2 Green Steel, que tem sede na província de Norrbotten, na Suécia. Por lá, a produção da matéria-prima tem como base o hidrogênio e energias renováveis, dispensando o uso de combustível fóssil. Em comparação com o aço comum, essa variante é 95% mais limpa. 

"O objetivo é reduzir as emissões de CO² em nossa cadeia de suprimento de aço em cerca de dois milhões de toneladas até 2030. O fornecimento de aço produzido usando hidrogênio e energia verde pode dar uma contribuição vital para isso", disse o Dr. Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW responsável pelas negociações com a H2 Green Steel.

Ao contrário dos processos convencionais, que dependem do coque (um tipo de combustível derivado da hulha) para a fabricação do aço, a empresa utiliza o hidrogênio produzido a partir da energia verde para remover o oxigênio do óxido de ferro. Esse processo, chamado de "redução direta do minério de ferro", produz somente resíduo aquático, evitando, assim, 95% das emissões de CO² normalmente produzidas. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Divulgação/BMW)

Uma das contrapartidas da BMW nesse acordo será a devolução de aço não utilizado para que a H2 Green Steel possa retrabalhá-lo. Chapas metálicas e bobinas que sobrarem da produção dos veículos serão enviados à Suécia, algo que ajudará a empresa local na produção do aço secundário, uma espécie de matéria-prima reciclada que também faz parte de seu portfólio. Segundo a montadora alemã, esse aço reutilizado pode diminuir de 50% a 80% a emissão de CO² quando comparado com o convencional.

(Imagem: Divulgação/BMW)

Além da BMW, a Volvo foi outra grande empresa do ramo automotivo que decidiu utilizar o aço sustentável para produzir seus automóveis. A fabricante sueca, inclusive, já mostrou seu primeiro protótipo feito com esse material. 

Fonte: BMW

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.