Publicidade

BMW chama premiado compositor de Hollywood para dar barulho aos carros elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Maio de 2021 às 11h00

Link copiado!

BMW Group
BMW Group
Tudo sobre BMW

Se você já está acostumado com nossas análises de carros elétricos aqui no Canaltech, já deve ter reparado que todos eles têm algo em comum: são extremamente silenciosos. Com o uso no dia a dia, muitas vezes essa situação acaba se tornando perigosa, já que os pedestres podem não ouvir o automóvel chegando na hora de atravessar. Para mitigar esse problema, já há uma legislação na Europa que exige a instalação de sistemas de avisos sonoros nesses veículos.

Mas, algumas empresas estão tentando resolver isso de maneiras criativas. A BMW está prestes a lançar novos carros 100% elétricos, com a linha i4, i4M e iX, que darão uma boa expansão na gama da empresa em solo europeu. Para resolver essa questão do barulho, a empresa convidou ninguém menos que o alemão Hans Zimmer, premiado compositor de trilhas de filmes como O Rei Leão, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Missão Impossível, entre outros.

O trabalho de Zimmer foi de dar aos carros sons diferentes do que estamos habituados quando pensamos em carros elétricos. Segundo a BMW, foram criados efeitos sonoros que atuarão de acordo com o modo de condução do motorista. Se ele pisar fundo, o som será mais forte, se ele tiver um comportamento mais calmo, os efeitos também serão. O diferencial, claro, é que quem estiver do lado de fora escutará tudo, evitando possíveis acidentes.

Continua após a publicidade

Algumas montadoras, como a Volkswagen, por exemplo, utilizam softwares para levar um som de motor mais forte para dentro da cabine, principalmente em carros híbridos como o Golf GTE. Essa solução da BMW, porém, pode não atrair tantos puristas, mas certamente dará um charme a mais aos seus novos carros elétricos.

Fonte: The Next Web