BMW chama premiado compositor de Hollywood para dar barulho aos carros elétricos

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 12 de Maio de 2021 às 11h00
BMW Group

Se você já está acostumado com nossas análises de carros elétricos aqui no Canaltech, já deve ter reparado que todos eles têm algo em comum: são extremamente silenciosos. Com o uso no dia a dia, muitas vezes essa situação acaba se tornando perigosa, já que os pedestres podem não ouvir o automóvel chegando na hora de atravessar. Para mitigar esse problema, já há uma legislação na Europa que exige a instalação de sistemas de avisos sonoros nesses veículos.

Mas, algumas empresas estão tentando resolver isso de maneiras criativas. A BMW está prestes a lançar novos carros 100% elétricos, com a linha i4, i4M e iX, que darão uma boa expansão na gama da empresa em solo europeu. Para resolver essa questão do barulho, a empresa convidou ninguém menos que o alemão Hans Zimmer, premiado compositor de trilhas de filmes como O Rei Leão, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Missão Impossível, entre outros.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O trabalho de Zimmer foi de dar aos carros sons diferentes do que estamos habituados quando pensamos em carros elétricos. Segundo a BMW, foram criados efeitos sonoros que atuarão de acordo com o modo de condução do motorista. Se ele pisar fundo, o som será mais forte, se ele tiver um comportamento mais calmo, os efeitos também serão. O diferencial, claro, é que quem estiver do lado de fora escutará tudo, evitando possíveis acidentes.

Algumas montadoras, como a Volkswagen, por exemplo, utilizam softwares para levar um som de motor mais forte para dentro da cabine, principalmente em carros híbridos como o Golf GTE. Essa solução da BMW, porém, pode não atrair tantos puristas, mas certamente dará um charme a mais aos seus novos carros elétricos.

Fonte: The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.