Publicidade

Frota global de carros elétricos deve chegar a 145 milhões em 2030

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Maio de 2021 às 15h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A International Energy Agency (IEA ou Agência Internacional de Energia, na tradução livre) fez um painel sobre carros elétricos e deu algumas de suas previsões para o mercado. De acordo com a entidade, a frota global de veículos deste tipo, como caminhões, vans e automóveis de passeio, deve chegar a 145 milhões até o final desta década.

A agência condicionou a previsão a um esforço maior dos governos e empresas para estimular o mercado no caminho da eletrificação. Caso isso ocorra, a IEA sugere que a frota pode ser ainda maior, algo na casa dos 230 milhões de veículos, isso sem falar nos veículos de duas e três rodas, que não foram contabilizados.

Aumento nas vendas

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a IEA, três milhões de novos carros elétricos foram vendidos em 2020, um aumento de 41% com relação a 2019. Com isso, a frota global atingiu a marca de 10 milhões de unidades, um recorde absoluto. Destes números, 1 milhão, aproximadamente, é composto por caminhões e veículos de carga.

“Embora eles não possam fazer todo o trabalho sozinhos, os veículos elétricos têm um papel indispensável para alcançar emissões zero de gases em todo o mundo. As tendências de vendas atuais são muito encorajadoras, mas nossos objetivos compartilhados de clima e energia exigem uma absorção ainda mais rápida do mercado”, disse Fatih Birol, diretor-executivo da IEA, em comunicado.

A IEA ainda disse que os gastos do consumidor com carros elétricos em 2020 totalizaram US$ 120 bilhões, um aumento de 50% em relação a 2019, com medidas de apoio governamentais destinadas a encorajar a adoção de veículos elétricos chegando a US$ 14 bilhões pelo mundo.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC