Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Baidu anuncia computador autônomo de carros com serviço de manobrista

Por| 02 de Agosto de 2020 às 16h30

Link copiado!

MIT Technology Review
MIT Technology Review
Tudo sobre Baidu

Conhecida como o "Google da China", a Baidu investe em diversos setores, entre eles o de carros autônomos. Ano passado, a companhia chegou a realizar os primeiros testes pelas ruas de Changsha, capital da província de Hunan, com os veículos Apollo Robotaxi, produzidos em parceria com a montadora local FAW Group. Em uma nova etapa de desenvolvimento, segundo informações do Engadget, a empresa acaba de anunciar que uma das primeiras plataformas de computação autônoma de produção em massa do mundo está pronta para uso na estrada.

Denominada Apollo Computing Unit (ACU), o computador será equipado no Apollo Valet Parking, um veículo autônomo da WM Motors (Weltmeister), cujo lançamento está previsto para o segundo semestre do ano. O sistema é baseado nos processadores Xilinx e possui microcontroladores da fabricante de chips Infineon, sendo fabricado em parceria com a Flex, uma fábrica global de eletrônicos líder na cidade de Wuzhong.

Continua após a publicidade

A companhia chinesa revela que a plataforma de computação autônoma é capaz de processar uma grande quantidade de dados captados pelas cinco câmeras e 12 radares ultrassônicos, permitindo que o carro autônomo possa estacionar e manobrar sozinho com facilidade.

A tecnologia chega em um momento bastante oportuno, uma vez que, em virtude da pandemia de COVID-19, é bom evitar que outras pessoas como os manobristas, por exemplo, toquem no seu carro.

Baidu não é a única que trabalha em computadores autônomos

A plataforma Apollo, da Baidu, cresceu e se tornou um dos maiores ecossistemas de direção autônoma do mundo, porém não é a única em desenvolvimento. Outras empresas como a Nvidia, bastante conhecida pela produção de placas de vídeo, também segue investindo no setor de carros autônomos, firmando acordos com a GM (Chevrolet), Toyota e outras montadoras de grande renome.

Continua após a publicidade

Todavia, a Baidu se destaca por ser pioneira em produzir em massa uma plataforma de computação autônoma no mundo real, ainda que de forma limitada, estimulando assim que a concorrência acelere (sem trocadilhos) o desenvolvimento de soluções de direção inteligentes e personalizáveis ​​para veículos.

Fonte: Engadget