Publicidade

Antena Starlink no carro é proibida no Brasil? Não, mas há um porém

Por  | 

Compartilhe:
ChatGPT
ChatGPT

Motoristas em diferentes regiões do Brasil relataram nas redes sociais que foram multados por usar antenas da Starlink, o serviço de internet via satélite de Elon Musk, em seus veículos. Apesar da polêmica, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esclarece: o uso das antenas não é proibido, mas a forma como são instaladas no vidro pode, sim, resultar em infração.

Os clientes da Starlink precisam de alguns itens para terem acesso à conexão, incluindo uma antena cujos lados medem 30 cm. O problema não está no equipamento propriamente dito, mas sim na forma como é instalado no carro. 

O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe expressamente a condução de veículos com os vidros total ou parcialmente cobertos por películas, pinturas ou painéis decorativos. De fato, o texto não menciona antenas ou equipamentos semelhantes, mas a interpretação normativa determina que o uso de qualquer objeto que prejudique a visão do condutor é passível de infração, sim. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Essa interpretação está consolidada no Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT), aprovado pela Resolução CONTRAN nº 985/2022", explicou ao Uol Marco Fabrício Vieira, advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Conselho Nacional de Trânsito.  

Vale lembrar que a instalação incorreta do dispositivo rende multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a regularização. Segundo a Superintendência da PRF no Piauí, é proibido instalar a antena em todo para-brisa, bem como nos vidros laterais dianteiros.

Onde instalar a Starlink no carro

A Polícia Rodoviária Federal ressaltou que, com base nos casos atendidos, a obstrução visual provoca mais acidentes do que os condutores podem imaginar. "A instalação de antenas ou terminais de internet satelital sobre o para-brisa ou nos vidros dianteiros cria pontos cegos fixos no campo de visão", recordou Vieira.

O inspetor Wenes Alexandre reforçou que o uso de antenas do tipo é permitido, contanto que sua instalação seja feita corretamente. “Orientamos que o aparelho seja instalado nos vidros traseiros”, explicou. Desta forma, o dispositivo não compromete o campo de visão do motorista. 

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Fonte: Uol

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*