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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Desde 2012 presente no mercado brasileiro, o Chevrolet Trailblazer resiste ao voraz mercado de SUVs. Sucessor espiritual da antiga Chevrolet Blazer, aposentada em 2011, este carro tem predicados que podem te conquistar e que o tornam um produto muito competitivo.
Com o diferencial de ser um SUV de sete lugares, mas com motorização a diesel e robustez de uma picape — afinal, é feito com base na Chevrolet S10 —, o Trailblazer, mesmo sentindo os sinais do tempo, recebeu um banho de loja da Chevrolet e está mais tecnológico e, por que não, confortável.
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Com uma nova geração programada apenas para 2023, o Trailblazer Premier, versão única disponível no Brasil, é uma das melhores opções com espaço interno e confiabilidade mecânica. Mas, será que é o suficiente para matar a saudade de um dos maiores clássicos da General Motors por aqui?
Prós
Espaço interno
Pacote de segurança
Conectividade
Confiabilidade mecânica
Contras
Desempenho poderia ser melhor
Falta um pouco de requinte
Ausência de equipamentos importantes
Conectividade e Segurança
Na reestilização recebida no final de 2020, o Chevrolet Trailblazer também ficou mais equipado, seguro e tecnológico. Assim como outros modelos da montadora, como Onix, Cruze e S10, o SUV recebeu conexão nativa 4G e outros itens que o tornaram mais moderno, mesmo sendo uma geração lançada em 2012.
A central multimídia My Link concentra tudo o que o usuário precisa sobre a conectividade do carro. Além do Wi-Fi, ele tem navegador GPS nativo e a compatibilidade com o sistema OnStar, que é como se fosse um anjo da guarda do motorista, fornecendo um serviço completo de resgate e concierge.
De negativo, porém, podemos destacar o tamanho da tela, que é de apenas 7 polegadas e bem inferior a de modelos até mais baratos, como o Jeep Commander e a Toyota Hilux SW4. Falta, também, um som mais premium, mesmo que o que o equipa não seja ruim.
Já no campo da segurança, o Trailblazer não faz feio e vem com um bom pacote de assistência ao motorista, como o alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, sistema de permanência em faixa e controle automático de descida.
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Além de tudo isso, o SUV vem com seis airbags, controles de estabilidade e tração, sistema de saída em rampa, alarme antifurto e sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis.
Conforto e Experiência de uso
O Chevrolet Trailblazer compartilha muitas coisas da Chevrolet S10. Além da plataforma e de alguns equipamentos, o motor 2.8 turbodiesel de 200cv e 51 kgf/m de torque também está presente. E se ele não deixa o SUV extremamente divertido, garante boas viagens e muito conforto — apesar do ruído mais alto que o normal.
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Entretanto, o propulsor oferece boa média de consumo no uso misto, com nossos testes apontando para até 9,5 km/l. O câmbio automático de seis marchas tem trocas quase que imperceptíveis e ajudam a gastar menos combustível.
Por ser grandalhão (4,88m de comprimento), o Trailblazer não é necessariamente o veículo mais agradável de se andar na cidade, mas compensa sendo confortável e com bom ajuste de suspensão, bem mais firme do que na picape, que é voltada muito mais para o trabalho.
E por falar em conforto, o espaço interno é excelente, mesmo para quem vai na terceira fileira de bancos. O acesso também é muito fácil e há climatização para aqueles ocupantes, algo muito bom pensando em viagens longas. O Wi-Fi também atende a todos no carro sem maiores dificuldades e o porta-malas, na configuração com cinco assentos, é de 554 litros.
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Sentimos falta, no entanto, de algumas coisas que um carro desse preço e categoria precisa.
O ar-condicionado é de apenas uma zona, apesar de automático e bem potente; também não há a possibilidade da troca manual de marchas com aletas atrás do volante, algo que ajudaria em algumas situações; a abertura do porta-malas é manual; e, por fim, a ausência de um sistema com chave presencial — a partida é girando a chave.
Completam os itens de conforto o sensor crepuscular, portas USB, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.
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O ponto-forte do Chevrolet Trailblazer é o conforto, proporcionado pelo espaço interno e bom ajuste da suspensão
— Felipe Ribeiro
Concorrentes
Os concorrentes do Chevrolet Trailblazer Premier são os SUVs grandes Toyota Hilux SW4 e Mitsubishi Pajero Full, que custam entre R$ 230 mil e R$ 420 mil. No entanto, podemos considerar que modelos como o Jeep Commander e o Caoa Chery Tiggo 8 podem tomar compradores do SUV da Chevrolet.
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Chevrolet Trailblazer Premier: Vale a pena?
O Chevrolet Trailblazer pode não ter o mesmo apelo e elegância da antiga Blazer, mas é um ótimo carro para quem busca conforto, robustez e segurança. Com ótimo pacote tecnológico e motor confiável, o maior SUV da Chevrolet pode te conquistar, mesmo com o peso da idade chegando.
O Chevrolet Trailblazer Premier pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 351 mil.
No Canaltech, o Chevrolet Trailblazer Premier foi testado e avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela General Motors do Brasil.