5 motivos para NÃO comprar o Chevrolet Trailblazer
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 03 de Abril de 2022 às 09h30
Sucessor espiritual do antigo Chevrolet Blazer, o Chevrolet Trailblazer é um SUV grande oriundo da picape S10, ou seja, compartilha com ela a mesma plataforma, motor e alguns equipamentos. Ao mesmo tempo que isso traz vantagens interessantes, pode ser ruim em outros aspectos.
- Review Chevrolet Trailblazer | SUV mata a saudade da antiga Blazer?
- 5 motivos para comprar o Chevrolet Trailblazer
Produzido atualmente na fábrica da General Motors em São José dos Campos/SP, o Trailblazer é um ótimo carro e possui muitas qualidades, porém também tem alguns detalhes que podem te fazer fugir dele, sobretudo se levarmos em conta seu preço atual, que ultrapassa os R$ 350 mil.
Com isso em mente, o Canaltech elencou 5 motivos para você não comprar o Chevrolet Trailblazer.
5. Preço e posicionamento
Muito embora o Chevrolet Trailblazer custe menos do que seus concorrentes diretos, a Toyota Hilux SW4 e o Mitsubishi Pajero Full, já existem modelos no mercado de SUVs de sete lugares que apresentam mais requinte, tecnologia e preços similares aos do modelo americano.
Carros como o Jeep Commander e o Caoa Chery Tiggo 8 são ótimos exemplos de carros de sete lugares que levam alguma vantagem sobre o Trailblazer. Neste caso, a General Motors precisa definir o rumo de seu SUV grande na geração seguinte: quer se colocar como produto premium ou ficar no limbo?
Na data de edição desta matéria, o Chevrolet Trailblazer Premier, única versão disponível do carro no Brasil, sai por R$ 358 mil.
4. Design
Se a antiga Blazer arrancava suspiros dos executivos e mulheres de negócios no Brasil, o atual Trailblazer, pode-se dizer, não tem o mesmo brilho. Sim, é um carro bonito e chama atenção pelo tamanho, mas não podemos considerá-lo mais atraente do que seus rivais diretos.
3. Desempenho
Como em todas as listas que fazemos com motivos para não comprar determinado carro, na maioria esmagadora das vezes não se tratam de defeitos e, sim, ponderações. É o que acontece, por exemplo, com o Trailblazer e seu motor 2.8 turbodiesel de 200cv e 51 kgf/m de torque.
O SUV da General Motors não é um carro lento, mas percebe-se que falta algum vigor em determinados momentos na cidade. Há, sim, força, mas não há tanta agilidade. O motivo pode ser a calibração do câmbio automático de seis marchas, que ainda parece favorecer o trabalho e não o conforto e comportamento dinâmico.
Em nossos testes, o 0 a 100 km/h foi feito em 11 segundos, mais do que o Jeep Commander, por exemplo, que beirou os 10 segundos na versão turbodiesel.
2. Equipamentos
Embora muito bem equipado, sentimos falta de algumas coisa no Chevrolet Trailblazer. Itens como a abertura elétrica do porta-malas, piloto automático adaptativo, sensor dianteiro de estacionamento e o sistema auto-hold, por exemplo, estão presentes em modelos como o Toyota Hilux SW4.
1. Versão V6
Se o desempenho pode não ser tão animador na versão a diesel do Trailblazer, isso não era problema quando tínhamos à disposição o modelo com motor 3.6 V6 de 277cv e 35,7 kgf/m de torque. Com esse propulsor, esse monstro de carro fazia um 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, além de ser bem mais agradável de dirigir.
Infelizmente, a GM descontinuou esse modelo no Brasil em 2020, mas ele pode ser encontrado no mercado de usados. Algo que, claro, pode te fazer pensar duas vezes antes de comprar a versçao diesel.