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Review BMW 320i | Porta de entrada para um caminho sem volta

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Agosto de 2023 às 09h30

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Review BMW 320i | Porta de entrada para um caminho sem volta
Review BMW 320i | Porta de entrada para um caminho sem volta

Analisar um BMW 320i não uma tarefa tão simples quanto conviver com ele. Para quem gosta de carros e de tecnologia, esse sedan, o mais vendido do Brasil entre os modelos premium, é um verdadeiro prato cheio. Mas, para explicar o quão bom ele é, teremos que ir mais além.

Mesmo não sendo o BMW mais barato do Brasil, o Série 3, nome de sua linha dentro da marca alemã, é a porta de entrada de muitas pessoas para o universo da BMW. Aqui, temos o que a empresa pensa sobre dirigibilidade, conforto, design, estilo de vida e tecnologia representados com muito equilíbrio, sem exageros.

Seja para pegar estrada ou para ir à padaria, a vida com o BMW 320i, sobretudo na versão M Sport, a mais equipada, é um caminho sem volta para um tipo de relação com um carro em seu melhor estado.

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Conectividade, Segurança e Tecnologia

O BMW 320i 2023 é uma evolução natural do que a empresa já havia apresentado com essa atual geração do sedan. A atualização lançada no final de 2022 trouxe mais equipamentos e alinhou o produto com outros modelos da marca, como o BMW iX.

Prova disso é a adoção do conjunto de telas curvas que estreou no SUV elétrico. O cluster 100% digital tem mais de 12 polegadas e a central multimídia mais de 14, com excelente resolução e novos grafismos, produzidos pelo sistema operacional 8, o mais recente lançado pela montadora.

O GPS nativo é um dos mais completos e atualizados que já vimos e há a junção com o sistema de som Harman-Kardon para proporcionar uma ótima experiência de entretenimento a bordo. Para completar, há, agora, o espelhamento de celulares sem fio, que fica bem encaixado na tela com proporção extremamente retangular.

E para fazer companhia ao motorista, o ConnectedDrive oferece um serviço completo de concierge em tempo real, que pode nos ajudar em diversas situações. Você pode, por exemplo, pedir para que um atendente da central da BMW fique em contato com você por meio do carro para que você não pegue no sono, ou solicitar o envio de uma rota para o GPS. Conosco, funcionou bem, muito embora seja quase impossível sentir sono ao volante do Série 3.

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E quando pensamos em segurança, o sedan entrega tudo. Seis airbags, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego com sistema de impedimento de mudança de faixa, alerta de saída de faixa com correção, alerta de tráfego cruzado traseiro e comutação automática do farol alto.

Os sistemas foram todos recalibrados e funcionam ainda melhor do que na versão 2022. Por ser um carro largo e comprido, muitas vezes somos surpreendidos no trânsito e os sistemas fazem uma boa proteção do carro.

Além disso, o Série 3 entrega alguns mimos bem legais para quem quer uma forcinha na hora de estacionar. Há o balizamento semiautônomo que pode ser realizado tanto em vagas de shopping quanto na rua e, se você estiver com medo de sair de qualquer vaga paralela, há o assistente de marcha ré, que refaz o percurso dos últimos 50 metros sem esforço. É bom demais.

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Os pontos de atenção quando pensamos nessas mudanças do Série 3 ficam por conta dos menus da central multimídia e nos grafismos do cluster digital. É bem complicado achar algumas funções, mesmo que, com o tempo, nos acostumemos. No caso da tela frontal, sentimos falta de informações relevantes, como estado atual dos sistemas de auxílio ao motorista.

Experiência de uso e Conforto

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O BMW Série 3 passa a sensação de ser extremamente tecnológico — e é. Mas, ao sentar no volante, percebemos o quanto a empresa respeita suas tradições e manteve uma fórmula de sucesso que vem dando certo há anos. Sempre falamos que o melhor lugar de um carro é ao volante, mas isso é levado bem a sério no BMW 320i.

A posição de dirigir é digna de nota, com seu quadril sendo posicionado em uma linha mais baixa, as pernas mais esticadas e o tronco podendo ser posicionado em pouco mais de 90º. Todos os ajustes são elétricos e “vestir” o carro é uma moleza.

O campo de visão, mesmo não sendo dos melhores, não atrapalha em nada e também é “vencido” com o tempo. Em poucas horas, você se torna o melhor amigo do BMW Série 3.

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E para te levar do ponto A ao ponto B, o motor segue o mesmo desde o lançamento da atual geração. Um 2.0 turbo e flex (ele é feito no Brasil) que rende ótimos 184cv e 30,6 kgf/m, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e, claro, tração traseira (!).

O conjunto é bem acertado e entrega o tipo de condução que você quiser ter, seja voltado mais ao conforto e economia de combustível, seja para ter mais esportividade. O BMW Série 3 não é um esportivo, mas consegue ter nuances de competição mesmo na rua.

Isso fica ainda mais evidenciado com seu acerto de suspensão primoroso, que consegue proporcionar curvas seguras e uma vida tranquila na cidade, apesar de algumas batidas secas.

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Pensado para o motorista

Não podemos dizer que o BMW Série 3 é um carro desconfortável, mas a vida dos passageiros nos bancos traseiros não será tão boa. Há, sim, bancos excelentes, climatização independente do ar-condicionado e segurança, mas o fato de o carro ser tração traseira rouba bastante espaço na região, mesmo com suas ótimas medidas: 4,70m de comprimento, 1,82m de largura, 1,43 de altura e entre-eixos de 2,85m.

Traduzindo: pessoas com mais de 1,80m, como é o caso deste repórter, podem se cansar de ficarem apertadas nos bancos de trás do Série 3. Torça para que o motorista tenha menos do que essa altura. Aí, as coisas podem melhorar.

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E por falar em espaço, a resolução da falta de estepe nas versões anteriores foi feita, com o acréscimo do “Pneu bicicletinha”. Mas, isso tomou um belo espaço no porta-malas, que agora tem apenas 365 litros. Bem ruim para um sedan premium.

Seus principais concorrentes, o Mercedes-Benz Classe C e o Audi A4 se saem bem melhor nesse aspecto.

Os itens de conforto o BMW 320i M Sport são vários. Temos aqui ar-condicionado trizone, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisor externo eletrocrômico e com rebatimento elétrico, sensores de chuva e crepuscular, head up display, controles da central multimídia no console e por voz, carregamento de celular por indução, função auto-hold, freio de mão eletrônico, ajuste de lombar, câmera de ré com gráficos dinâmicos e sensores de estacionamento.

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Design e Acabamento

Na indústria automotiva, dizemos que é bem difícil achar proporções de design boas para sedans, mas a BMW parece não ter tido nenhuma dificuldade com o Série 3. Se você analisar todas as gerações, percebe-se que estamos falando de um carro que segue um padrão e evolui em cima dele com absoluta naturalidade.

No caso da versão 2023 a dianteira recebeu retoques nas lanternas, com novo desenho, e o para-choque, que está mais encorpado e esportivo. Na traseira, agora há um duplo escapamento mais proeminente que foi "ajudado" por uma nova peça em preto brilhante, que confere ainda mais esportividade. As rodas seguem em aro 19 com um design também levemente modificado.

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O acabamento também é um ponto alto do carro e está bem melhor do que na versão 2022. Há mais requinte e todos os materiais, assim como a disposição da cabine, casam bem com os apetrechos tecnológicos disponíveis.

Não deve ter sido tarefa simples aliar essas telas enormes com peças em couro, soft touch, black piano e alumínio, mas o trabalho final foi excepcional, colocando o sedan no patamar dos seus rivais.

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O interior também traz iluminação personalizável e que agrega bem com a cabine. Na unidade testada pelo Canaltech, o couro era em tons vermelhos. Um charme.

Concorrentes

Os concorrentes diretos do BMW 320i são os rivais alemães Mercedes-Benz Classe C (C200) e o Audi A4, com preços entre R$ 340 mil e R$ 400 mil.

BMW 320i: O sedan premium mais vendido do Brasil vale a pena?

A liderança absoluta de mercado do BMW Série 3 entre os sedans premium é totalmente justificada. O carro é pensado para quem ama dirigir e não abre mão de boa dose de estilo e tecnologia, sendo a porta de entrada mais desejada para o universo premium.

Nenhum carro é perfeito e, uma vez dentro do mundo do Série 3, é quase impossível sair.

O BMW 320i M Sport pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 360 mil. Há, no entanto, versões que partem de R$ 322 mil.

No Canaltech, o BMW 320i foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela BMW do Brasil.