Publicidade

7 motivos para comprar o BMW 320i

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech
Tudo sobre BMW

O BMW Série 3 é o sedan premium mais vendido do Brasil há algum tempo e nada parece que vai fazer esse cenário mudar, nem mesmo seus ótimos concorrentes como o Mercedes-Benz C200 AMG-Line e o Audi A4.

Os méritos desse produto são inegáveis e aqui temos um conjunto que representa muito bem o que a BMW pensa em termos de dirigibilidade, tecnologia e tradição, já que muita coisa foi mantida mesmo com mudanças bem-vindas em termos de design e equipamentos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Qual é o público-alvo do BMW 320i?

Um BMW sempre é objeto de desejo entre pessoas com mais poder aquisitivo, mas o Série 3 é um fenômeno de vendas porque é bem posicionado com o seu preço, mais baixo do que o principal concorrente, graças à fabricação local.

Quem quer um BMW Série 3 é aquela pessoa que acabou de melhorar de vida financeiramente ou já tem uma boa condição, porém busca mais esportividade do que status, propriamente. Nesse ponto, o "Lifestyle" entra muito em ação e a procura desse modelo, tanto 0km quanto seminovo, pega esse público um pouco mais jovem do que o que vimos no interesse por Mercedes e Audi, por exemplo.

7 motivos para comprar um BMW 320i

O Canaltech passou um tempinho com o BMW Série 3 em sua versão mais completa à venda no Brasil, a 320i M Sport, e lista 5 motivos que podem fazê-lo comprar esse sedan premium.

7. Design

As mudanças no design do BMW Série 3 tornaram o carro ainda mais bonito, mesmo que sutis. Na dianteira, foram alterados as lanternas, que ganharam novo desenho, e o para-choque, que está mais encorpado e esportivo. Na traseira, agora há um duplo escapamento mais proeminente que foi "ajudado" por uma nova peça em preto brilhante, que confere ainda mais esportividade. As rodas seguem em aro 19 com um design também levemente modificado.

Continua após a publicidade

6. Fabricado no Brasil

O fato de o BMW Série 3 — assim como BMW X1 — ser fabricado no Brasil dá uma vantagem competitiva importante perante os concorrentes. Por ser nacional, o preço cai um pouco e há uma facilidade maior no campo da manutenção, também menos cara do que os modelos importados.

5. Estratégia de mercado

Continua após a publicidade

O BMW Série 3 pode ser encontrado em todo o Brasil por a partir de R$ 322 mil, vendido em três versões. A topo de gama sai por R$ 360 mil, pouca coisa mais cara do que o Mercedes C200, porém com a vantagem de ter versões de entrada competitivas no mercado e que impulsionam seu volume.

4. Consumo

O motor 2.0 turbo do BMW Série 3 passou por alguns ajustes e, mesmo sem perder potência e torque, melhorou nas médias de consumo. Em nossos testes, com gasolina (ele é flex), as médias foram de 8,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

3. Desempenho

Como citamos, o motor do BMW Série 3 nas versões 320i é o mesmo, apesar de algumas alterações para melhoria de consumo e emissões. Aqui, temos um propulsor 2.0 turboflex de quatro cilindros que gera 184cv e 30,6 kgf/m de torque aliado a um câmbio automático com conversor de torque de oito marchas e tração traseira.

Essa receita de sucesso proporciona acelerações muito boas, retomadas bem seguras e potencializam o prazer em dirigir desse sedan. O 0 a 100km/h também surpreende: 7,1s.

Continua após a publicidade

2. Dirigibilidade

Um dos pontos de compra do BMW Série 3 é sua dirigibilidade. Coloque aqui décadas de estudos e engenharia para chegar naquilo que há de melhor em termos de volante e posição de dirigir. Este sedan, mesmo esportivo, pode ser um grande aliado no dia a dia porque tem suspensão bem acertada para todo tipo de situação, desde estrada à ruas esburacadas.

O convívio com ele é tão agradável que uma simples ida à padaria pode ser feita sem culpa, já que a jornada será prazerosa.

Continua após a publicidade

1. Pacote tecnológico

A versão 2023 do BMW Série 3 evoluiu no aspecto tecnológico. Além de manter o que já estava presente na linha 2022, como todos os sistemas de auxílio à condução, a linha atual incorporou mais recursos, como a nova central multimídia de 14,9 polegadas com o Sistema Operacional 8 (a mesma o iX), aperfeiçoamento do sistema de inteligência artificial e, também, dos serviços conectados do BMW ConnectedDrive, um dos concierges mais completos do mercado.

Na versão M Sport, o BMW Série 3 vem com os seguintes itens:

Continua após a publicidade
  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas
  • Frenagem automática de emergência
  • Alerta de ponto cego
  • Piloto automático adaptativo com Stop & Go
  • Assistente de permanência em faixa com alerta de colisão lateral
  • Assistente de marcha-ré, com recondução (refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo)
  • Assistente de estacionamento semiautônomo
  • Câmera de ré com gráfico dinâmico
  • Sensores 360º
  • BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro)
  • Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant) com acesso por voz (Olá, BMW)
  • Comandos por app My BMW