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5 SUVs elétricos com mesmo preço do Hyundai Ioniq 5

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

Junto ao Palisade (SUV de 7 lugares, motor V6 a gasolina de 295 cavalos, por R$ 449.990), o elétrico Hyundai Ioniq 5 teve sua pré-venda iniciada, desembarca em novembro e marca uma nova fase premium da marca sul-coreana no Brasil. O preço é uma reafirmação da fase mais luxuosa, bem como da carga de impostos para elétricos: R$ 394.990.

Os predicados do Hyundai Ioniq 5 são fruto da avançada plataforma E-GMP. A arquitetura permite uso de sistema elétrico de 800V, bateria de 84,0 kWh, dois motores elétricos para tração integral, potência de 325 cavalos e torque máximo de 61,6 kgf/m. Recarga até 80% dura menos de 20 minutos (rede de 350 kW), com autonomia pelo Inmetro de 374 km.

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Além disso, tem porte de SUV médio, mas com espaço interno de modelos grandes. São 4,63 metros de comprimento e 3,00 m de entre-eixos. E muita tecnologia: dupla de telas de 12 polegadas, som premium com 6 alto-falantes, sistema Adas completo e auxílio semiautônomo com carro parado ou em movimento.

Mas com essa mudança de hábito da Hyundai, com preços mais elevados e muito equipamento, quais são os rivais para o inédito Ioniq 5?

Veja 5 SUVs elétricos que custam o mesmo que o Hyundai Ioniq 5.

1. Honda CR-V Advanced Hybrid

Em sua 6º geração, o Honda CR-V também vem da América do Norte, traz tração integral, mas a pequena bateria de 1,06 kWh não pode ser recarregado na tomada. O sistema e:HEV da Honda usa o motor 2.0 aspirado (147 cv, 19,4 kgf/m) como gerador de energia sempre que possível. Apenas quando muito necessário, ele funciona como um motor convencional. Somando os dois motores elétricos, são 184 cv e 34,2 kgf/m.

Com 4,70 m de para-choque a para-choque e 2,70 de entre-eixos e visual mais tradicional, o Honda CR-V Advanced Hybrid tem autonomia na casa dos 700 km e custa R$ 352.900.

2. Toyota RAV4 XSE Plug-in Hybrid

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A marca japonesa traz o SUV médio do Canadá apenas em variantes híbridas, que partem de R$ 349.290. Mas o rival certeiro para o Ioniq 5 é o RAV4 de topo, que permite carregar na tomada, em pelo menos 2,5 horas, a bateria mais simples (de hidreto metálico de níquel) com 18,1 kWh.

O RAV4 é um pouco menor (4,60 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos) que o Hyundai, une o motor 2.5 a gasolina a dois motores elétricos, combina 306 cv e traz torque máximo de 27,5 kgf/m. No modo puramente elétrico, a autonomia é de 55 km. No híbrido, promete passar dos 1.900 km pelo preço de R$ 402.420.

3. Volvo C40 Recharge

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Daqui para frente, só 100% elétricos. No Brasil, atualmente, temos 2 variantes do Volvo C40 Recharge, uma abaixo e outra acima dos valores do Ioniq 5. Ambas têm bateria de 69 kWh, carregamento rápido 10-80% em pouco mais de 30 minutos e um funcionamento que lembra um celular, não um automóvel.

Você entra, liga e sai andando sem nunca tocar na chave, ou em qualquer botão de partida, basta selecionar o Drive e acelerar. O painel de instrumentos e tela central usam sistema Google Android nativo, o carro tem chip de celular e HD próprio, e comando de voz e até a instalação de jogos (simples). O sistema semiautônomo é um dos mais intuitivos e seguros do mercado.

Voltando à mecânica, o C40 Plus tem um motor elétrico traseiro (241 cv, 42,8 kgf/m), enquanto o Ultimate se equipa com dois motores elétricos (414 cv, 68 kgf/m). Apesar da tração integral, a versão mais forte tem autonomia menor (385 contra 353 km).

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Na versão Plus, o Volvo C40 sai por R$ 359.950; enquanto a versão Ultimate custa R$ 418.950.

4. BMW iX1 eDRIVE20 X-Line

BMW e Volvo lideram o segmento de SUVs premium por conta não apenas do status de cada marca, mas por terem modelos bem construídos e com preços até que atraentes considerando o pacote entregue. Neste caso, como no do Volvo de entrada, mais de R$ 30 mil de desconto para o modelo sul-coreano.

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A variante elétrica do X1 tem motor dianteiro de 204 cv e 25,5 kgf/m, 332 km de autonomia e um pacote gigante de itens de conforto e de segurança. Faróis Full LEDs adaptativos, painel de instrumentos e multimídia com mais de 10 polegadas cada, controle de cruzeiro adaptativo, auxílio de manutenção na faixa e de estacionamento, assistente pessoal que se integra a agendas on-line e aceita comandos de voz, além de conectividade com Amazon Alexa.

No Brasil, o BMW iX1 eDRIVE20 X-Line sai por R$ 362.950.

5. Kia EV5

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Também fruto da nova filosofia do grupo Hyundai-Kia, o EV5 é menor que o Ioniq 5, mas custa um pouco mais em sua versão única Land: R$ 399.990. Mas o forte é o visual hiperfuturista, com pequenos frisos de LED perfazendo faróis e lanternas, como no alemão grande BMW iX.

Sua bateria de capacidade de 88,16 kWh, permitindo 402 km de alcance, segundo o Inmetro. Motor elétrico dianteiro dá ao motorista 217 cv de potência e 31,6 kgf/m de torque. O SUV tem 4,62 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e, pelo menos, 3 revisões gratuitas, além do wallbox residencial de 7 kWh no pacote.