5 SUVs elétricos com mesmo preço do Hyundai Ioniq 5
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Junto ao Palisade (SUV de 7 lugares, motor V6 a gasolina de 295 cavalos, por R$ 449.990), o elétrico Hyundai Ioniq 5 teve sua pré-venda iniciada, desembarca em novembro e marca uma nova fase premium da marca sul-coreana no Brasil. O preço é uma reafirmação da fase mais luxuosa, bem como da carga de impostos para elétricos: R$ 394.990.
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Os predicados do Hyundai Ioniq 5 são fruto da avançada plataforma E-GMP. A arquitetura permite uso de sistema elétrico de 800V, bateria de 84,0 kWh, dois motores elétricos para tração integral, potência de 325 cavalos e torque máximo de 61,6 kgf/m. Recarga até 80% dura menos de 20 minutos (rede de 350 kW), com autonomia pelo Inmetro de 374 km.
Além disso, tem porte de SUV médio, mas com espaço interno de modelos grandes. São 4,63 metros de comprimento e 3,00 m de entre-eixos. E muita tecnologia: dupla de telas de 12 polegadas, som premium com 6 alto-falantes, sistema Adas completo e auxílio semiautônomo com carro parado ou em movimento.
Mas com essa mudança de hábito da Hyundai, com preços mais elevados e muito equipamento, quais são os rivais para o inédito Ioniq 5?
Veja 5 SUVs elétricos que custam o mesmo que o Hyundai Ioniq 5.
1. Honda CR-V Advanced Hybrid
Em sua 6º geração, o Honda CR-V também vem da América do Norte, traz tração integral, mas a pequena bateria de 1,06 kWh não pode ser recarregado na tomada. O sistema e:HEV da Honda usa o motor 2.0 aspirado (147 cv, 19,4 kgf/m) como gerador de energia sempre que possível. Apenas quando muito necessário, ele funciona como um motor convencional. Somando os dois motores elétricos, são 184 cv e 34,2 kgf/m.
Com 4,70 m de para-choque a para-choque e 2,70 de entre-eixos e visual mais tradicional, o Honda CR-V Advanced Hybrid tem autonomia na casa dos 700 km e custa R$ 352.900.
2. Toyota RAV4 XSE Plug-in Hybrid
A marca japonesa traz o SUV médio do Canadá apenas em variantes híbridas, que partem de R$ 349.290. Mas o rival certeiro para o Ioniq 5 é o RAV4 de topo, que permite carregar na tomada, em pelo menos 2,5 horas, a bateria mais simples (de hidreto metálico de níquel) com 18,1 kWh.
O RAV4 é um pouco menor (4,60 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos) que o Hyundai, une o motor 2.5 a gasolina a dois motores elétricos, combina 306 cv e traz torque máximo de 27,5 kgf/m. No modo puramente elétrico, a autonomia é de 55 km. No híbrido, promete passar dos 1.900 km pelo preço de R$ 402.420.
3. Volvo C40 Recharge
Daqui para frente, só 100% elétricos. No Brasil, atualmente, temos 2 variantes do Volvo C40 Recharge, uma abaixo e outra acima dos valores do Ioniq 5. Ambas têm bateria de 69 kWh, carregamento rápido 10-80% em pouco mais de 30 minutos e um funcionamento que lembra um celular, não um automóvel.
Você entra, liga e sai andando sem nunca tocar na chave, ou em qualquer botão de partida, basta selecionar o Drive e acelerar. O painel de instrumentos e tela central usam sistema Google Android nativo, o carro tem chip de celular e HD próprio, e comando de voz e até a instalação de jogos (simples). O sistema semiautônomo é um dos mais intuitivos e seguros do mercado.
Voltando à mecânica, o C40 Plus tem um motor elétrico traseiro (241 cv, 42,8 kgf/m), enquanto o Ultimate se equipa com dois motores elétricos (414 cv, 68 kgf/m). Apesar da tração integral, a versão mais forte tem autonomia menor (385 contra 353 km).
Na versão Plus, o Volvo C40 sai por R$ 359.950; enquanto a versão Ultimate custa R$ 418.950.
4. BMW iX1 eDRIVE20 X-Line
BMW e Volvo lideram o segmento de SUVs premium por conta não apenas do status de cada marca, mas por terem modelos bem construídos e com preços até que atraentes considerando o pacote entregue. Neste caso, como no do Volvo de entrada, mais de R$ 30 mil de desconto para o modelo sul-coreano.
A variante elétrica do X1 tem motor dianteiro de 204 cv e 25,5 kgf/m, 332 km de autonomia e um pacote gigante de itens de conforto e de segurança. Faróis Full LEDs adaptativos, painel de instrumentos e multimídia com mais de 10 polegadas cada, controle de cruzeiro adaptativo, auxílio de manutenção na faixa e de estacionamento, assistente pessoal que se integra a agendas on-line e aceita comandos de voz, além de conectividade com Amazon Alexa.
No Brasil, o BMW iX1 eDRIVE20 X-Line sai por R$ 362.950.
5. Kia EV5
Também fruto da nova filosofia do grupo Hyundai-Kia, o EV5 é menor que o Ioniq 5, mas custa um pouco mais em sua versão única Land: R$ 399.990. Mas o forte é o visual hiperfuturista, com pequenos frisos de LED perfazendo faróis e lanternas, como no alemão grande BMW iX.
Sua bateria de capacidade de 88,16 kWh, permitindo 402 km de alcance, segundo o Inmetro. Motor elétrico dianteiro dá ao motorista 217 cv de potência e 31,6 kgf/m de torque. O SUV tem 4,62 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e, pelo menos, 3 revisões gratuitas, além do wallbox residencial de 7 kWh no pacote.