5 motivos para comprar o Fastback Abarth
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Fastback Abarth, versão esportiva do SUV trazido ao Brasil pela Fiat, é muito mais do que uma variante “enfeitada” do modelo que chegou por aqui com a marca italiana nas versões Audace, Impetus e Limited Edition Powered by Abarth.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 5 motivos para não comprar o Fastback Abarth
- Review Fastaback Abarth | Versão do Escorpião vale a "picada"
O coupé foi projetado em cima da variante Limited Edition Powered by Abarth, mas ganhou “vida própria” e agora integra o line-up da divisão esportiva da Fiat.
O Fastback Abarth comprovou o que já havíamos testemunhado na pista do Autódromo em Capuava e se mostrou um carro com muitos atrativos. Confira nossa lista com os 5 principais motivos para comprar o “envenenado” SUV.
5. Ronco esportivo
Quem busca por um carro esportivo de verdade, e não por um esportivado, que basicamente só tem alterações estéticas, certamente procura por um ronco de motor capaz de “arrepiar”. E o Fastback Abarth tem isso.
Embora não seja nada parecido com o V8, não dá para negar que cravar o pé no acelerador após acionar o botão “Poison” e, assim, ouvir o “rugir” do T270 1.3 Turbo de 185 cavalos, é bem legal.
4. Motor recalibrado
O segundo item em nossa lista de 5 motivos para comprar o Fastback Abarth também diz respeito ao excelente motor do SUV coupé. “Mas ele não é mesmo da versão Limited”, você pode perguntar? A resposta é sim, mas com um porém.
Marcelo Moreira, um dos responsáveis pelo Tech Center da Abarth, explicou que, embora seja o mesmo motor e a mesma potência, foram feitos ajustes que tornaram o Abarth 6% mais veloz que o Limited, além de atingir uma velocidade final 5% maior.
3. Acerto na suspensão
Além do motor, os engenheiros da Abarth também mexeram na suspensão do Fastback para tornar o SUV da marca do escorpião mais acertado para rodar com pegada esportiva.
A altura da suspensão foi rebaixada em 5 milímetros e, com isso, além de ter tornado o carro mais aerodinâmico, também o deixou mais firme na tocada. Segundo a Abarth, o Fastback ficou com as molas 7% mais rígidas na dianteira e 6% na traseira, além de amortecedores 12% mais estáveis na dianteira e 21% na traseira.
2. Estilização
O quarto motivo para comprar o Fastback Abarth é que o “veneno” do escorpião está apenas no acerto do motor, mas a imagem característica da marca esportiva da Fiat marca presença em todos os cantos do SUV. E isso deixa o carro bastante charmoso.
É possível ver o logo do escorpião nos tapetes, na lateral do carro, no volante, na manopla do câmbio, no painel, nos bancos, ao ligar a central multimídia e até mesmo ao abrir a porta, já que o símbolo é projetado no chão.
1. Dirigibilidade
O último motivo para comprar o Fastback Abarth, claro, é a dirigibilidade. Afinal, não adianta nada mexer no motor, na suspensão, ter um ronco agradável aos ouvidos e ser bonito se o carro for ruim de rodar. E o SUV “envenenado” é o oposto disso.
Os 185 cv de potência e 27,5 kgf/m de torque do recalibrado motor 1.3 turbo trabalham em conjunto com o câmbio automático de 6 velocidades e dão ao SUV de quase 4,5 metros de comprimento força suficiente para tornar o carro arisco na medida certa, sem sustos ou desequilíbrios.
O carro conta com vetorização de torque, que é acionada pela tecla “Poison” (a mesma que muda o ronco do motor), distribui a força nas rodas e ajuda o carro a ficar “grudado” nas curvas de alta velocidade.
Um motivo e tanto para comprar o Fastaback Abarth, não acham?