Publicidade

10 carros antigos da Fiat que marcaram época no Brasil

Por  |  • 

Compartilhe:
Montagem: Canaltech/ Imagem: divulgação/Fiat
Montagem: Canaltech/ Imagem: divulgação/Fiat

Com quase 50 anos de trajetória no Brasil, há uma lista gigantesca de carros antigos da Fiat que marcaram época. Ao longo dos anos, a fabricante italiana entendeu perfeitamente os gostos do público brasileiro, e moldou sua linha de veículos de acordo com as preferências dos consumidores.

Isso causou um fenômeno curioso. Hoje, a Fiat do Brasil é infinitamente mais rentável do que a matriz italiana. Basicamente, a marca só continua existindo porque a filial brasileira é o maior mercado da empresa no mundo. Por isso, os italianos vão dar um maior destaque para o trabalho feito no Brasil, para tentar tornar a marca mais rentável em outros mercados.

Mas decisões mercadológicas à parte, o fato é que existem muitos carros icônicos da marca. Por isso, confira a seguir 10 carros antigos da Fiat que são verdadeiros ícones. Há modelos de todos os estilos e gostos, até porque a marca italiana sempre apostou em inovação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10 carros antigos da Fiat que marcaram época no Brasil

10. Fiat Tempra

Primeiro carro médio da Fiat no Brasil, o Tempra marcou o início de uma nova era para a marca italiana no mercado brasileiro. Até seu lançamento, a Fiat só tinha modelos menores, e coube ao sedã mostrar que a fabricante poderia disputar mercado em um segmento superior.

Lançado no Brasil em 1991, o Tempra já pode ser considerado um dos carros antigos da Fiat mais memoráveis. Principalmente quando lembramos que o seu design era avançado para a época, além do fato de ter existido o Tempra Turbo, um verdadeiro esportivo que se tornou um clássico cobiçado.

9. Fiat Stilo

Outro modelo médio da Fiat, mas nesse caso um hatch, o Fiat Stilo marcou uma evolução grande em comparação com seu antecessor, o Fiat Brava. Seu design era um dos destaques da época, com linhas modernas e que envelheceram bem. Afinal, pode não parecer, mas o Stilo já tem mais de 20 anos, tendo estreado no Brasil em 2002.

Como é tradicional na marca italiana, o hatch médio também teve uma versão esportiva para ser chamada de sua. O Stilo Abarth utilizava o motor 2.4 de 20 válvulas e cinco cilindros de 167 cv, o mesmo que equipava o Marea, só que com 7 cv a mais.

Continua após a publicidade

8. Fiat Panorama

Derivada do Fiat 147, a Panorama inaugurou um segmento que representou um grande sucesso para a marca italiana. Afinal, ela foi a primeira perua compacta feita pela Fiat no Brasil. E, de fato, ela era compacta, pois tinha apenas 3,78 m de comprimento, sendo praticamente do tamanho de um Renault Kwid.

Sua estreia foi em 1980, mas a trajetória foi relativamente curta, com a perua saindo de linha já em 1986. Em seu lugar, veio a Fiat Elba, que depois foi sucedida pela Fiat Palio Weekend.

Continua após a publicidade

7. Fiat Idea

Nos anos 2000, o modelo da moda era a minivan. Por isso, quase todas as marcas se aventuraram nesse segmento. Com a Fiat não foi diferente, e a marca lançou a Idea tanto na Europa quanto no Brasil. Por aqui, a minivan surgiu em 2005 e ficou em linha por quase 10 anos.

A versão brasileira tinha algumas adaptações em relação ao modelo europeu, mas o visual externo era basicamente o mesmo. Mesmo sendo um carro mais recente, o sucesso que a Idea fez por aqui merece colocá-la na lista de carros antigos da Fiat que marcaram época.

Continua após a publicidade

6. Fiat Palio Weekend

Talvez não seja nenhum exagero considerar a Fiat Palio Weekend como um clássico moderno. Afinal de contas, ela foi produzida por mais de 20 anos, fez história com a versão Adventure, que antecipou a moda dos veículo aventureiros, e de quebra foi a última perua fabricada no Brasil.

Em linha de 1997 a 2020, a perua perdeu o nome Palio nos seus últimos anos, já que o hatch teve uma segunda geração, enquanto a Weekend se manteve na primeira, mas com diversas reestilizações ao longo de sua história. Por isso, a perua compacta encerra a primeira parte da lista dos carros antigos da Fiat.

Continua após a publicidade

Leia também:

5. Fiat Tipo

Continua após a publicidade

Para abrir o top 5, um outro modelo médio da Fiat que fez sucesso no Brasil. Membro da família Tempra, o Tipo foi um hatch médio que viveu uma grande fase, chegando a ser um dos veículos mais vendidos do Brasil. No entanto, quando a Fiat decidiu nacionalizar o modelo, alguns casos de incêndio comprometeram a fama do carro.

Por mais que o problema tenha sido solucionado, o Tipo não recuperou o prestígio, e encerrou sua trajetória em baixa. Mesmo assim, foi um modelo marcante e que até hoje tem fãs no mercado brasileiro.

4. Fiat 147 Pick-up

Continua após a publicidade

A versão picape do 147 é um modelo histórico por si só, já que foi a primeira caminhonete compacta lançada no Brasil, inaugurando o segmento que hoje é dominado pela Fiat Strada. Ou seja, a marca italiana pavimentou o caminho para seu sucesso.

Inicialmente, a picapinha tinha quase o mesmo tamanho do hatch, mas depois ganhou uma versão alongada, tendo como base a plataforma da Panorama. Por ser um modelo inovador e que inaugurou um segmento, a 147 Pick-up é mais um dos carros antigos da Fiat que entra para a lista.

3. Fiat Palio

Continua após a publicidade

Lançado no Brasil em 1996 para ser um sucessor do Uno, o Palio cumpriu a missão de uma certa forma, mas conviveu com seu antecessor por toda a sua trajetória. Com design moderno para a época e boas soluções de espaço, o Palio caiu no gosto do brasileiro e foi, por anos, o carro mais vendido da Fiat.

Em 2011, uma segunda geração foi apresentada para o hatch, depois de três reestilizações na primeira. Três anos depois, o Palio conseguiu quebrar a hegemonia do Volkswagen Gol e se tornou o carro mais vendido do Brasil, encerrando o domínio de 27 anos do veterano da VW. Porém, o hatch já estava em seus últimos anos, pois foi descontinuado em 2016, para dar espaço ao Argo.

2. Fiat 147

Continua após a publicidade

Primeiro carro da Fiat feito no Brasil e primeiro carro a etanol do mundo. Esses são alguns títulos de peso que o Fiat 147 tem. Se hoje a marca italiana tem prestígio no mercado brasileiro, a ponto da filial daqui ser mais rentável que a matriz da Itália, tudo teve início com esse carrinho aqui.

Por isso, o 147 fica em segundo lugar na lista de carros antigos da Fiat que marcaram época. Afinal, o primeiro colocado é insuperável.

1. Fiat Uno

Continua após a publicidade

Não tem jeito. Quando o assunto é sobre os carros antigos da Fiat que marcaram época, o Fiat Uno é imbatível. Lançado no Brasil em 1984, o hatch da marca italiana ficou quase 30 anos em linha na primeira geração, saindo de linha em 2013, quando já era chamado de Mille.

Em 2010, uma segunda geração do Uno foi lançada, com um projeto completamente diferente. Essa durou até 2021, quando o modelo saiu de linha definitivamente do Brasil. No entanto, há boatos que o nome Uno pode voltar a ser usado, no modelo que vai suceder o Argo. O jeito é aguardar.

Resumo: 10 carros antigos da Fiat que marcaram época

  • 10. Fiat Tempra
  • 9. Fiat Stilo
  • 8. Fiat Panorama
  • 7. Fiat Idea
  • 6. Fiat Palio Weekend
  • 5. Fiat Tipo
  • 4. Fiat 147 Pick-up
  • 3. Fiat Palio
  • 2. Fiat 147
  • 1. Fiat Uno

Leia também: