Publicidade

10 carros antigos da Chevrolet que marcaram época no Brasil

Por  |  • 

Compartilhe:
(Imagem: Montagem Canaltech / Divulgação)
(Imagem: Montagem Canaltech / Divulgação)

Os carros antigos da Chevrolet fizeram história no mercado brasileiro. Com quase 100 anos de trajetória no país, a marca da General Motors tem uma legião de fãs, além de diversos modelos que até hoje são cultuados, principalmente depois que a produção nacional teve início, nos anos 1960.

Várias gerações cresceram a bordo de um Chevrolet, e a antiga relação com a Opel, da Europa, resultou em modelos com design moderno para a sua época, além de projetos robustos e adaptados para a realidade do Brasil, principalmente em uma época em que ruas de terra eram predominantes.

Por isso, embarque no trem da nostalgia do CT Auto e veja, a seguir, alguns carros antigos da Chevrolet que fizeram história no Brasil. Depois, conte em nossas redes sociais qual desses modelos é o seu favorito, ou se há alguma história relacionada a eles. Quem sabe isso não vira um outro texto, não é mesmo?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Chevrolet Chevette

Lançado em 1973, o Chevrolet Chevette foi um dos carros antigos da Chevrolet mais longevos do Brasil, pois ficou 20 anos em linha, sendo descontinuado apenas em 1993. Por isso, é um dos modelos mais queridos da marca estadunidense, além de ter vendido cerca de 1,6 milhão de unidades.

9. Chevrolet Monza

Mesmo sendo um carro médio, o Monza conseguiu uma façanha no mercado brasileiro, já que foi o carro mais vendido do país entre 1984 e 1986, mesmo custando bem mais que os modelos de entrada. Vendido nas carrocerias hatch e sedã, somente esta última durou até o final da produção, encerrada em 1996.

8. Chevrolet Zafira

Continua após a publicidade

Pode não parecer, mas a Zafira pode ser considerada um dos carros antigos da Chevrolet. Afinal, ela foi lançada em 2001, e durou 10 anos em nosso mercado. Quando as minivans eram as queridinhas das famílias, ela brilhou com seu design europeu, fruto da origem Opel de seu projeto. Até hoje há quem deseje a minivan, e não é raro ver modelos em bom estado rodando pelas ruas.

7. Chevrolet D20

Uma das picapes mais icônicas da Chevrolet no Brasil, a Chevrolet D20 marcou época, sendo uma concorrente de peso para a Ford F-1000. Robusta e com ampla capacidade de carga, ela foi fabricada entre 1985 e 1996, sendo substituída pela Silverado, que não conseguiu o mesmo sucesso.

Continua após a publicidade

6. Chevrolet Kadett

Em uma época onde as importações eram fechadas e poucos carros eram lançados, o Chevrolet Kadett roubou a cena em 1989, ano de seu lançamento no Brasil. Apontado como o carro nacional mais moderno da época, ele quebrou um jejum de cinco anos sem lançamentos por aqui. Eram outros tempos, definitivamente. O Kadett GS e o GSI, versões esportivas do hatch, são clássicos desejados até hoje.

5. Chevrolet Astra

Continua após a publicidade

Sucessor do Kadett, o Astra teve duas fases no Brasil. Na metade dos anos 1990, ele chegou importado da Bélgica, mas fez sucesso mesmo na sua fase nacional, que durou de 1997 a 2011, período em que a segunda geração foi fabricada por aqui. Com dinâmica apurada e um design moderno, o Chevrolet Astra tem tudo para ser um futuro clássico, mesmo tendo passado um bom tempo sem grandes mudanças.

4. Chevrolet Corsa

Continua após a publicidade

É curioso considerar o Corsa como um dos carros antigos da Chevrolet, já que o modelo causou uma verdadeira revolução. Ao ser lançado em 1994, o hatch deixou toda a concorrência desatualizada da noite para o dia. Seu sucesso foi tanto que havia fila de espera para a compra. Em 2002, uma nova geração foi lançada, mas a primeira resistiu até 2016 na carroceria sedã, rebatizada como Chevrolet Classic.

3. Chevrolet Vectra

Não tem como falar de carros antigos da Chevrolet sem citar o Vectra. Por isso, ele abre o pódio. Sua primeira geração chegou aqui em 1994, como importado, e teve o icônico modelo GSI. Dois anos depois, a segunda geração começou a ser fabricada no Brasil e durou até 2005. Nesse ano, a terceira geração foi lançada, mas não conseguiu repetir o sucesso do antecessor, saindo de linha em 2011 para dar lugar ao Cruze.

Continua após a publicidade

2. Chevrolet Omega

Absoluto. Assim a Chevrolet definiu o Omega em seu lançamento. Sucessor do Opala como modelo de luxo da marca, o sedã e sua versão perua, a Suprema, redefiniram o segmento dos modelos grandes no Brasil. O Omega nacional durou de 1992 a 1998, sendo sucedido por duas gerações importadas da Austrália, saindo totalmente de cena em 2012. Porém, o primeiro modelo foi o mais marcante de todos.

1. Chevrolet Opala

Continua após a publicidade

Primeiro veículo de passeio fabricado pela Chevrolet no Brasil, o Opala merece ficar com a posição número 1. Por mais que isso não seja um ranking, ele é o líder quando falamos em carros antigos da Chevrolet que marcaram época. Fabricado entre 1968 a 1992, ele teve as carrocerias sedã, cupê e perua (Caravan). O Opala SS se tornou um dos modelos mais desejados, principalmente por conta de seu motor 4.1 de seis cilindros. Um verdadeiro ícone nacional.

Confira a lista dos 10 carros antigos da Chevrolet que fizeram sucesso no Brasil:

  1. Opala
  2. Omega
  3. Vectra
  4. Corsa
  5. Astra
  6. Kadett
  7. D20
  8. Zafira
  9. Monza
  10. Chevette
Continua após a publicidade

Leia também: Por que o Chevrolet Agile saiu de linha no Brasil?