Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TOP 5 | As notícias mais lidas da semana no Canaltech

Por| 03 de Novembro de 2019 às 13h00

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

5. Você sabia que ver a Terra do espaço muda sua concepção sobre o planeta?

Se você fosse um astronauta, olharia para a Terra e teria uma percepção do planeta muito diferente do que imagina. Esse estado de clareza mental foi explicado por Frank White, intitulado de overview effect, presente num livro homônimo escrito rm 1987. Basicamente, um astronauta que vê nosso planeta adquire uma nova percepção: a Terra é vista como uma bola azul flutuando no vazio e protegida por uma fina atmosfera com a espessura aparente de um papel. Doido, né?

4. Tá vendo aquela Lua que brilha lá no céu? O que aconteceria se ela sumisse?

Você já se perguntou o que aconteceria com o nosso planeta se a Lua de repente sumisse? Existem alguns estudos sobre isso, e por mais que seja uma coisa difícil de se acontecer, perderíamos um satélite natural essencial para o equilíbrio da vida na Terra. O primeiro problema seria a ausência de uma fonte de luz durante a noite, o que ocasionaria noites bem escuras em áreas rurais, por exemplo.

Continua após a publicidade

Outro problema seria nas marés. Como a Lua está relativamente próxima do planeta, sua gravidade afeta diretamente o movimento das ondas. As marés não deixariam de existir, porém seu movimento seria bem mais lento. Além disso, a mudança nas marés afetaria o clima em todo o planeta. Quer saber mais? Confira mais detalhes na matéria que está ocupando o X lugar no nosso Top 5.

3. Novo golpe contra o Nubank usa e-mail para roubar dados dos clientes

O clube de bancos que já foram alvos de golpes acabou de ganhar mais um membro: o Nubank. Essa semana os clientes do banco digital foram vítimas de uma tentativa de phishing através do e-mail. O conteúdo é simples e fácil de ser confundido com o original: o destinatário é levado a um formulário que pede dados como CPF, telefone, CEP, e-mail e senha. Aos clientes e futuros clientes do Nubank: cuidado!

2. Malware infectou mais de 45 mil smartphones Android e não some nem com reset

Continua após a publicidade

Usuários iOS respiram aliviados com essa notícia na semana. Uma nova praga virtual preocupou milhares de usuários Android por aí, chamado de xHelper, o malware vem aparecendo em resultados de programas antivírus há seis meses e já alcançou 45 mil aparelhos. A má notícia é que ele vive se reinstalando nos smartphones, sendo quase irremovível, porém, a boa notícia é que o trojan não realiza operações destrutivas, apenas causa um incômodo ao usuário de ficar mostrando pop-ups intrusivos e redirecionando a tela para outros aplicativos da Play Store. Menos mal, né?

1. "Caneta Azul, Azul Caneta" | Como um vídeo sem graça virou meme em poucos dias

O universo dos memes é engraçado. De repente, fotos, vídeos e frases que aparentam não ter nada demais tomam conta da internet e tornam-se os maiores hits do momento em todas as redes sociais. Com a música "Caneta Azul", não foi diferente. O vídeo publicado pelo maranhense Manoel Gomes com um pouco mais de um minuto de duração fez tanto sucesso que caiu na graça de celebridades, como Wesley Safadão, Rodrigo Faro, Neymar entre outras personalidades. Nessa matéria, o Canaltech explica o fenômeno que acontece com um meme: por mais sem graça que seja, o que acontece para ter tanta repercussão?