Como melhorar imagens pelo celular usando o app Google Fotos

Como melhorar imagens pelo celular usando o app Google Fotos

Por Felipe Junqueira | 26 de Fevereiro de 2020 às 15h15
Felipe Junqueira/Canaltech

A câmera do nosso smartphone está cada vez mais potente. Hoje em dia, a ajuda da inteligência artificial para detectar cenários já está presente até mesmo em aparelhos de baixo custo. Ainda assim, na pressa, ainda acontece de uma ou outra foto sair muito diferente do que seria o ideal para publicar nas redes sociais.

Por sorte, a edição de fotos também está cada vez mais fácil. E não precisa de um computador potente com software caro para isso. Muitos apps gratuitos disponíveis na Play Store ou na App Store fazem algumas melhorias e correções básicas nas fotografias, tornando-as mais atrativas.

Abaixo, vamos ensinar como fazer algumas melhorias utilizando o app Google Fotos, que tem um editor embutido e já está presente em grande parte dos dispositivos Android. E também pode ser baixado em qualquer dispositivo, gratuitamente. Se liga:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ajuste automático

Passo 1. Abra o Google Fotos e procure a foto que você quer fazer as correções.

Passo 2. Clique no ícone que tem umas linhas horizontais cortadas por traços verticais (segundo da esquerda para a direita).

Passo 3. Vai abrir um menu com vários filtros. O primeiro é o original, que mantém a foto sem alterações. O segundo é o mais interessante: automático. Isso faz com que o Google Fotos faça alguns ajustes na sua imagem segundo um elaborado algoritmo. Ele geralmente mexe em contraste e saturação, deixando a imagem mais atrativa para os nossos olhos.

Ajuste automático usa algoritmo para melhorar exposição, saturação e contraste das fotos (Calturas de tela: Felipe Junqueira/Canaltech)

Passo 4. Se você quiser manter a original sem alterações em sua galeria, toque no ícone com três botões ao lado de salvar, no canto superior direito, e selecione “salvar cópia”. Se salvar direto, você ainda consegue voltar à versão original posteriormente, seguindo os mesmos passos e selecionando a versão original entre os filtros.

Ajustes manuais

Essa é a maneira mais fácil, não tem erro. Mas, claro, nem toda foto vai ficar realmente melhor com esses ajustes automáticos. Ou pode ser que não te agrade à maneira como o algoritmo do Google considera a foto corrigida. E aí entram os ajustes manuais, que também são possíveis no próprio app Fotos.

Passo 1. Abra o Google Fotos e clique no mesmo ícone do primeiro passo a passo. Depois, clique de novo no mesmo ícone, que vai permanecer no mesmo local.

Passo 2. Agora, é possível fazer ajustes manuais de iluminação, Cor e Destaque de cor. Os dois primeiros possuem uma seta para baixo no lado direito, que abre mais opções de ajustes.

Passo 3. Em Iluminação, dá para ajustar Exposição, Contraste, Realces, Sombras e muito mais. Para clarear uma foto escura, aumente a exposição, e faça o inverso para reduzir a luz em uma foto estourada. O contraste aumenta ou diminui a diferença entre áreas claras e escuras, enquanto realce e sombra destaca mais ou menos as áreas mais claras e mais escuras, respectivamente.

É possível fazer ajustes manuais para melhorar a imagem conforme sua preferência (Capturas de tela: Felipe Junqueira/Canaltech)

Passo 4. Em Cor, é possível corrigir saturação e tonalidades de cor. Aqui, o indicado é mexer apenas em saturação caso você queira cores mais vibrantes, ou reduzir se quiser uma foto mais “lavada”. Só mexa nas outras opções se tiver noção do que você estiver fazendo.

Passo 5. Destaque de cor vai destacar mais os objetos e detalhes da imagem. É mais ou menos como o filtro de ajuste automático, mas te dá um pouco mais de controle do nível de ajuste a ser realizado.

Passo 6. Agora é só salvar as alterações, seja pelo botão salvar ou pela opção que salva uma cópia.

Destaque de cor deixa a imagem mais detalhada, forçando contraste e saturação (Capturas de tela: Felipe Junqueira/Canaltech)

E pronto. Você consegue tirar uma foto e editar diretamente no seu smartphone em poucos minutos, já deixando no jeito para postar nas redes sociais, mandar pros amigos no WhatsApp e afins.

E aí, o tutorial te ajudou? Tem mais alguma dica que você conhece e não foi mencionada? Conta pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.