Como carregar a GoPro

Como carregar a GoPro

Por Eduardo Moncken | Editado por Wallace Moté | 28 de Outubro de 2021 às 10h30
Divulgação/GoPro

O fato do celular ter substituído tantos outros dispositivos eletrônicos nos fez perder alguns costumes. Porém, nem todo mundo usa o smartphone para filmagens ou fotografia, especialmente quem está acostumado com atividades esportivas mais radicais, que pode preferir uma GoPro, por exemplo.

As câmeras de ação vão bem até com aqueles mergulhos performáticos para as redes sociais, mas como carregar a bateria corretamente para não ficar na mão? Se você tem essa dúvida, neste artigo o Canaltech te explica como o procedimento é fácil e intuitivo — e quais os cuidados de segurança necessários.

Identificando o cabo para a GoPro

O procedimento é válido para basicamente toda GoPro já lançada no mercado. Não importa se você deseja carregar uma GoPro Hero 5, 6, 7,8, 9, 10 Black, Fusion, Max, ou outras. O que pode diferir aqui é o cabo necessário: modelos modernos vão ter conexão USB-C, e os mais antigos, micro USB. Mas todos os modelos acompanham o cabo compatível na caixa.

(Imagem: Reprodução/Mishaal Zahed/Unsplash)

A fonte pode ser tanto a que veio no conjunto da GoPro, como a utilizada para recarregar o seu celular. Modelos mais recentes são, inclusive, compatíveis com recarga rápida. Uma fonte de 5V-3A pode fornecer recarga mais veloz para a sua câmera de ação, mas fontes simples de 5V-1A também funcionarão sem problemas de compatibilidade.

Identificando a porta de energia da GoPro

Ao contrário do que alguns podem pensar, a GoPro não possui uma conexão específica para o cabo de energia. Assim como nos celulares, a conexão USB disponível serve tanto para dados, como para recarga.

(Imagem: Amith Nair/Unsplash)

Dessa forma, ao identificar a conexão mini USB, micro USB, ou USB-C da sua GoPro, basta conectar o cabo a ela e então conectar a fonte à tomada.

É possível carregar a GoPro com uma power bank?

Se você precisa de uma carga emergencial, a boa notícia é não haver o menor problema em utilizar uma power bank para recarregar a sua GoPro. Basta conectar o cabo USB compatível a ela, e a outra ponta na sua bateria portátil.

Inclusive, se seu smartphone consegue fornecer recarga reversa (via USB), basta conectar os dois aparelhos para conseguir uma carga emergencial. O mesmo vale para portas USB de notebooks, por exemplo.

Como saber se a GoPro está carregando?

(Imagem: Jeshoots/Unsplash)

GoPro mais modernas, com display colorido, podem exibir na própria tela a informação de que estão recebendo energia para recarga da bateria. Mas o ideal é que o produto permaneça desligado durante a recarga — até para ela acontecer mais rapidamente.

Em modelos mais antigos, há um LED, vermelho, no corpo da GoPro que sinaliza a recarga da bateria. Ele também indica quando ela está cheia, mudando de cor para verde.

Recarregando externamente a bateria da GoPro

Modelos de GoPro vão permitir que você também recupere as baterias externamente. É possível removê-las abrindo a proteção no corpo da câmera, e então destravando o pino interno delas.

Para isso, porém, será necessário um acessório extra que não integra o conjunto básico das câmeras. A vantagem dele é permitir que a GoPro seja usada com outra bateria reserva, enquanto a que está esgotada se recupera, o que pode ser útil para quem usa a câmera de ação por longos períodos consecutivos, como forma de não ficar com o produto descarregado.

Mesmo assim, baterias adicionais podem ser recarregadas na própria GoPro: para isso, basta remover a que já está cheia, e então inserir uma vazia. O caminho é menos prático — mas igualmente funcional, e útil se a câmera puder ficar ociosa por algum tempo.

Não consigo recarregar minha GoPro

Quando a GoPro não carrega, alguns procedimentos podem ser feitos pelo próprio usuário antes da busca por assistência técnica.

(Imagem: Rebecca Aldama/Unsplash)

Pode ser que o LED indicador tenha queimado. Se esse for o caso, conecte a GoPro à fonte de energia e espere um pouco. Em seguida, tente utilizá-la e verifique se ela liga.

Outra possibilidade é que o cabo USB esteja danificado. Procure substituí-lo por outro para ver se a GoPro volta a responder à recarga. Também há chances de haver defeito na fonte: a tentativa de substituição da caixa de energia também é válida.

Por último, o problema pode estar na bateria: um mau encaixe pode ser a raiz do mau funcionamento. Se tudo estiver bem acoplado, teste uma bateria adicional, ou tente utilizar esta célula em outra GoPro para ver se ela funciona.

Se nenhum destes procedimentos funcionar, pode ser necessário levar a GoPro a uma assistência técnica para análise aprofundada do problema.

Importante saber

Por ser um produto muitas vezes usado em ambientes úmidos ou mesmo submerso, é importante garantir que todos os componentes estejam completamente secos antes de conectar sua GoPro à tomada (ou outra fonte de energia), sob risco de choque elétrico, danos aos componentes ou mesmo acidentes mais graves. O mesmo vale para quando for remover a bateria para incluir uma sobressalente.

Fonte: GoPro, Project GoPro, LifeWire

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.