Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

X-57 Maxwell | Avião elétrico da NASA deve realizar primeiro voo em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Maio de 2022 às 10h12

Link copiado!

Divulgação/ NASA Photo / Lauren Hughes
Divulgação/ NASA Photo / Lauren Hughes
Tudo sobre NASA

O X-57 Maxwell, protótipo de avião 100% elétrico desenvolvido pela NASA, deve realizar seu voo inaugural no mês de junho. Segundo Heather Maliska, gerente do projeto da aeronave, a maioria dos testes de tensão e potência, foram realizados, portanto, a decolagem está próxima.

Essa aeronave 100% zero emissão é uma adaptação do avião italiano Tecnam P2006T, que recebeu novas asas e propulsores. Diferente de sua versão padrão, a modificada pela NASA tem asas mais finas, já que não precisa mais armazenar querosene, mas, em contrapartida, o assoalho abriga as baterias de íon-lítio que dão vida à aeronave.

Continua após a publicidade

Para fazer essa aeronave de 1.360kgs levantar voo e sem fazer barulho, serão utilizados 18 rotores elétricos fabricados pela Joby Aviation, com capacidade de alcançar a velocidade de cruzeiro de 276 km/h e trabalhar em teto operacional de 4.267 metros. O protótipo antigo, revelado em 2021, tinha 12 rotores.

"O projeto X-57 já fez contribuições substanciais para o campo da propulsão de aeronaves elétricas como um desbravador inicial. Ele está construindo uma base de conhecimento de experiência que influencia os padrões da indústria e contribui para futuras demonstrações de veículos elétricos", disse Maliska, em comunicado.

A autonomia desse novo protótipo ainda não foi revelada oficialmente, mas, segundo a NASA, a bateria de íon-lítio do X-57 tem capacidade de 69,1 kWh, mas apenas 47 kWh é utilizável. Ou seja, seu voo inaugural deve durar menos de 60 minutos.

Continua após a publicidade

O primeiro voo do X-57 Maxwell deve acontecer no Armstrong Flight Research Center da NASA, em Edwards, Califórnia.

Fonte: Robb Report