Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rolls-Royce abandona projeto do avião supersônico com a Boom Aerospace

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Setembro de 2022 às 09h10

Link copiado!

Divulgação/Nathan Leach-Proffer, Boom Supersonic
Divulgação/Nathan Leach-Proffer, Boom Supersonic

A Rolls-Royce anunciou que não vai mais produzir os motores supersônicos para o Overture, avião que está em desenvolvimento pela Boom Aerospace. Segundo a gigante britânica, esse tipo de propulsor deixou de ser uma prioridade para a empresa, que vai seguir com outros projetos, como o Ultrafan, maior motor do mundo, e o Pearl 10X.

Análises de especialistas sugerem que a Rolls-Royce não passou muito bem pelo período da pandemia da covid-19, o que certamente afetou suas finanças. Por isso, ela decidiu alocar seus recursos em projetos que podem render mais retorno em um futuro próximo.

A expectativa da Boom Aerospace era de começar os voos comerciais com o Overture em 2029. Há, inclusive, empresas aéreas nos Estados Unidos que já encomendaram as aeronaves, como a United Airlines e a American Airlines.

Continua após a publicidade

Com esse cancelamento por parte dos britânicos, a Boom vai precisar rever seu cronograma — que já era ousado. Para que o leitor do Canaltech entenda, um avião pode levar de 8 a 10 anos para ficar pronto, desde a prancheta até o primeiro voo comercial. No caso do Overture, a ideia era de realizar o primeiro voo experimental já em 2026.

E agora, como ficam as empresas?

Além da United e da American Airlines, a Japan Airlines e o Virgin Group também assinaram cartas de compra junto à Boom Aerospace. A fabricante, que ainda nem construiu a planta para produzir o Overture, que será em Greensboro, na Carolina do Norte, ainda não se manifestou sobre o tema Rolls-Royce.

Continua após a publicidade

É bom lembrar que a Boom não é a única empresa trabalhando em uma aeronave supersônica de passageiros. A Aerion também desenvolve seu modelo, o Aerion AS3, um jato supersônico que promete alcançar Mach 4+, ou seja, mais de quatro vezes a velocidade do som, algo na casa dos 6.200 km/h, e carregando cerca de 50 passageiros.

Com isso, seria possível viajar de Los Angeles a Tóquio em apenas três horas, ou de Paris a São Paulo em duas.

O Overture, avião supersônico

Continua após a publicidade

Se lançado, o Overture será tudo aquilo que o Concorde foi em termos de desempenho e autonomia. A promessa é de que ele faça voos entre Nova Iorque e Londres em apenas três horas e meia. Já a rota entre Los Angeles e Tóquio poderá ser realizada em apenas seis horas. Tudo a uma altura aproximada de 18 mil metros e a uma velocidade de 2.100 km/h.

A promessa da Boom é que, além de rápido e eficiente, o Overture seja um avião supersônico acessível, com voos que todos possam pagar, diferentemente do que acontecia com o Concorde.