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5 aviões incríveis que foram esquecidos

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Abril de 2022 às 09h30

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Daniel Janin/AFP
Daniel Janin/AFP

Quando falamos em aviões, logo vem à nossa mente imagens dos gigantescos Boeings ou de jatos supersônicos capazes de manobras de tirar o fôlego. O que poucos sabem é que há outros aviões incríveis que, por uma série de fatores, acabaram esquecidos.

Falta de peças para produção em massa, projetos que eram excelentes no papel, mas não tão incríveis no “mundo real”, e modelos que acabaram custando mais do que faturaram fazem parte desta lista que o Canaltech preparou.

Afivele o cinto de segurança durante todo o voo e viaje conosco pelo túnel do tempo. Tripulação, preparar para a decolagem.

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5. Ekraroplan

Desenvolvido na antiga União Soviética com o objetivo de proporcionar transporte aéreo-fluvial em alta velocidade, o Ekraroplan era uma mistura de avião com navio de guerra e tinha um visual diferente, mas imponente.

A principal característica dele era voar em altitudes muito baixas, sobre a água, aproveitando o “efeito solo” para disparar a mais de 500 km/h. Como o alcance de operações era restrito, no entanto, foi abandonado ainda na década de 1980, pouco após o início da produção.

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4. Hughes H4 Hercules

Projetado na década de 1940 pelo engenheiro Howard Hughes, o H4 Hercules era um hidroavião e teve sua história contada no cinema no filme O Aviador, estrelado por ninguém menos do que Leonardo DiCaprio.

O Hughes H4 Hercules entra na lista de aviões incríveis que foram esquecidos por ser considerado, até hoje, o avião com maior envergadura de asas que já cruzou os céus. Ele tinha 66 metros de comprimento e 97 metros de uma asa a outra. Foi abandonado após o primeiro voo, depois de “descobrirem” que era mais prático um avião deste porte pousar em terra, e não na água.

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3. Saab Scandia 90

Construído pela sueca Saab, hoje parceira da Força Aérea Brasileira (FAB) no desenvolvimento do caça F-39 Gripen, o Scandia 90 era um bimotor considerado como rival perfeito para o lendário DC-3 na época da Segunda Guerra.

O problema é que ele surgiu justamente numa época em que a demanda por aviões novos era muito baixa e as companhias preferiam comprar os DC-3 usados na guerra e convertê-los para transporte de passageiros. Assim, a Saab produziu apenas 18 unidades do bimotor, e todas elas foram adquiridas e operadas pela Vasp.

Depois de uma sequência de acidentes, o Scandia 90 foi aposentado em 1969 e virou sucata. O único que se salvou segue exposto até hoje em um museu na cidade de Bebedouro, interior paulista.

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2. Concorde

Construído para ser um avião de passageiros capaz de voar a velocidades supersônicas, ou seja, alcançar duas vezes a velocidade do som, o Concorde chegou a ficar bons anos em operação, mas depois caiu no esquecimento.

O alto custo dos combustíveis, aliado ao surgimento do rival soviético Tupolev TUl-144, colocou um ponto final na trajetória de um dos aviões mais incríveis do mundo que, assim como tantos outros, acabou entre os esquecidos.

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1. Valkyrie

Vamos fechar a lista de 5 aviões incríveis que foram esquecidos com o Valkyrie XB-70. Nascido nos Estados Unidos, até hoje ele é considerado um dos projetos mais espetaculares criados pelo homem.

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Dotado de seis jatos, visual futurista e tecnologia pioneira para a época (1955), ele foi projetado para ser capaz de voar a Mach 3 (três vezes a velocidade do som) e atingir 23 mil metros de altitude. Depois de uma série de testes que não atingiram o objetivo, o projeto foi abandonado e aposentado.

Com informações: Airway (1) (2), AeroMagazine e Jornal dos Clássicos