Publicidade

Quem inventou o avião?

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Abril de 2022 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/ Força Aérea Brasileira/Flickr
Divulgação/ Força Aérea Brasileira/Flickr

Um dos maiores questionamentos da história da humanidade e que envolve veículos e tecnologia é: quem inventou o avião? A depender da região ou país, a história pode ser contada de diferentes maneiras e há muitos pontos de vista a serem discutidos.

Historicamente, dois episódios dividem a paternidade da aviação: o primeiro voo do 14 Bis, de Santos Dumont, nos campos de Bagattelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906; e a aeronave criada pelos estadunidenses Irmãos Wright em 17 de dezembro de 1903, que teve voo controlado por alguns quilômetros.

Sob o ponto de vista cronológico, a resposta óbvia é que os Irmãos Wright inventaram o avião, que, na época, seria um objeto mais pesado do que o ar e que pudesse ser controlado. Mas, de acordo com regras estabelecidas em Paris, o 14 Bis do brasileiro Santos Dumont foi, sim, o primeiro avião da história.

Continua após a publicidade

Concurso em Paris com Santos Dumont

O final do século XIX foi recheado de experimentos de voo e máquinas que pudessem levar o homem para o alto. O próprio Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira, era um dos entusiastas desses projetos, tendo, inclusive, projetado balões e dirigíveis, que conseguiram fazer bons voos, mas sem muito controle.

O Aeroclube da França, fundado em 1898, foi o lar de muitos desses projetos e concentrava as ações no campo da aviação no mundo. Melhor para Dumont, claro, que teve seus projetos exitosos expostos e testados com muitas testemunhas.

Continua após a publicidade

Os registros do dia 23 de outubro de 1906 são considerados os mais importantes da aviação mundial para muita gente — menos para os Irmãos Wright e muitos especialistas dos EUA.

Irmãos Wright: sem provas, mas com resultado superior

Ao observar anos depois que a máquina inventada pelos Irmãos Wright era sensivelmente superior a de Santos Dumont, a história contada por eles passou a fazer mais sentido. Mas, até que os franceses tivessem a certeza da capacidade do Wright Flyer, o brasileiro seguia em vantagem.

Continua após a publicidade

Ao descobrir que um avião semelhante ao seu estava voando pela Europa em testes e demonstrações, os estadunidenses enviaram correspondências à França avisando que três anos antes, em 1903, eles próprios haviam inventado um veículo voador mais competente e melhor do que o 14 Bis.

O problema, no entanto, foi provar a existência do Wright Flyer, algo que só aconteceu anos depois, em demonstração na Europa.

Afinal, quem inventou o avião?

Por mais que o Aeroclube da França considere Santos Dumont como o inventor do primeiro avião, as provas de que os Irmãos Wright, de fato, criaram a primeira aeronave são suficientes, sobretudo após eles enviarem documentações e registros justamente ao Aeroclube da França.

Continua após a publicidade

Independentemente da ordem dos fatores, os brasileiros podem ter orgulho de Santos Dumont, que teve seu legado na aviação perpetuado por empresas fortes no setor dentro do Brasil, como a Embraer.

Com informações: Lito Sousa (Flow Podcast), Aventuras na História, Aviation Outlet