Publicidade

Qual é o voo comercial mais longo do mundo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Garten-gg/Pixabay/CC
Garten-gg/Pixabay/CC

O voo comercial mais longo do mundo, aquele que liga um ponto “A” a um ponto “B” sem realizar escalas, ou seja, sem pousar para reabastecimento ou manutenção da aeronave, é uma verdadeira “maratona aérea”.

Se no Brasil o voo comercial mais longo não dura nem 4 horas (3 horas e 59 minutos, para ser exato), mas já é uma missão que requer paciência aos passageiros, imagine o quanto é hercúlea a tarefa de encarar o voo mais longo do mundo.

Antes de revelar quais são os 5 voos comerciais mais longos do mundo, vale a mesma ressalva que fizemos em relação aos domésticos: a malha aérea vem enfrentando constantes mudanças após a pandemia da covid-19 e, por conta disso, as companhias aéreas às vezes criam voos únicos, fora de suas rotas regulares.

Continua após a publicidade

O voo comercial mais longo do mundo

O voo comercial mais longo do mundo leva, em média, 18 horas e 40 minutos para percorrer uma distância de 15.348 quilômetros. Ele sai do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, nos Estados Unidos, e chega em Singapura, no Aeroporto de Changi.

Atualmente, a linha é operada pela Singapure Airlines e, curiosamente, ela não é a mais demorada do mundo, embora seja a mais longa.

Continua após a publicidade

5 voos mais longos do mundo

O título de voo comercial mais demorado do mundo, e não o mais longo, também tem como destino o Aeroporto de Changi, em Singapura, e é operado pela mesma companhia aérea, a Singapure Airlines.

A rota que parte do Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Jérsei, percorre 15.345 quilômetros no total (5 km a menos que o voo mais longo do mundo), mas, por conta das aeronaves que fazem a linha, demora um pouco mais: 18 horas e 45 minutos no total. Em nossa lista de voos mais longos do mundo, esse ocupa a segunda posição no ranking.

Continua após a publicidade

O pódio pertence a um voo operado pela Qantas Airways e liga o Aeroporto de Perth, na Austrália, ao Aeroporto de Londres-Heathrow, no Reino Unido, em uma viagem total de 14.499 quilômetros. O tempo total dessa maratona aérea é de longas 17 horas e 45 minutos.

Ligar os Estados Unidos aos países de regiões da Ásia ou Oceania também é uma missão que demanda tempo e paciência. Por isso, os ocupantes da quarta e da quinta posição na lista de voos comerciais mais longos do mundo compartilham essas características.

O quarto lugar pertence à companhia aérea Qantas Airways, com o voo entre Dallas, no Texas, e Melbourne, na Austrália. No total, são 14.471 quilômetros, percorridos em 17 horas e 35 minutos.

Continua após a publicidade

Fechando a lista temos a rota que liga Nova York, nos Estados Unidos, a Auckland, na Nova Zelândia, com 14.207 quilômetros, mas um tempo maior de permanência no ar do que o quarto colocado no ranking: 17 horas e 50 minutos.

Os 5 voos comerciais mais longos do mundo
PosiçãoOrigemDestinoDistânciaDuraçãoEmpresa
Nova YorkSingapura15.348 km18h40minSingapore Airlines
Nova JérseiSingapura15.343 km18h45minSingapore Airlines
Perth (Austrália)Londres14.499 km17h445minQantas Airways
TexasMelbourne14.471 km17h35minQantas Airways
Nova YorkAuckland14.207 km17h50minAir New Zealand