Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Antonov An-225 | Novas imagens mostram que reconstrução será impossível

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Março de 2022 às 15h55

Link copiado!

Divulgação/Antonov Company
Divulgação/Antonov Company

O Antonov An-225, o maior avião do mundo, foi destruído no dia 27 de fevereiro após ataque russo ao aeroporto de Gostomel, na Ucrânia, em um dos piores momentos do conflito no leste da Europa. Mesmo após diversas imagens já terem sido reveladas, ainda impressiona o nível da destruição desse que é um dos ícones da aviação mundial.

Agora, fotos obtidas e publicadas pelo AirLive mostram que o An-225 recebeu tantos danos que sua reconstrução com base nessa unidade está descartada.

Segundo a Antonov, um novo modelo custaria algo na casa dos US$ 3 bilhões, já que os gastos não seriam apenas com os materiais e mão-de-obra para a confecção da aeronave, mas também para a montagem de uma fábrica capaz de dar conta de um avião tão gigantesco.

Continua após a publicidade

Muito embora a fabricante já tenha pedido ajuda de outras empresas e até lançado uma campanha de arrecadação de recursos, o alto custo operacional do An-225 pode tornar o sonho de refazê-lo cada vez mais distante. Prova disso é que, quando em atividade, o avião operava, no máximo, cinco vezes ao ano.

Apelidado de "Mriya", que significa "sonho" em ucraniano, o Antonov-225 tinha um enorme valor simbólico para a Ucrânia e seus cidadãos desde a década de 1980, quando foi fabricado em versão única.

Continua após a publicidade

O governo ucraniano segue dizendo que vai cobrar cada centavo dos reparos ao Antonov An-225.

Fonte: AirLive