Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom celebra aniversário de 10 anos e prepara novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2021 às 18h16

Link copiado!

Divulgação/Zoom
Divulgação/Zoom

O ano de 2021 é mais do que especial para o Zoom. Além de celebrar o estonteante crescimento desde o ano passado, impulsionado pela pandemia do COVID-19, a empresa comemora 10 anos de fundação. Apesar de ter ido do quase anonimato ao estrelato em poucos meses, a dona do app de videoconferência desenvolvia um trabalho de conexão entre pessoas há quase uma década.

A plataforma surgiu em 2011 como uma opção para quem desejava se comunicar na web. A rede nasceu com o propósito de oferecer serviços de videochamada para as pessoas, porém tentava fazer isso de forma moderna e mais simples do que muitos rivais.

Continua após a publicidade

Na época, as chamadas de vídeo ainda eram muito restritas ao ambiente corporativo e começavam a ganhar viés pessoal com a chegada do FaceTime, da Apple. O Zoom vinha com essa pegada voltada para as empresas, mas aberto a outras formas de utilização.

Atualmente, a companhia tem mais de 5 mil funcionários e 21 data centers espalhados pelo planeta, responsáveis por garantir o funcionamento dos serviços para os milhões de usuários em todo o mundo.

De 2020 para cá, foram vários os serviços integrados ao sistema, como o Meetings, as Rooms, os Video Webinars, os Events e o Chat. Mais recentemente também houve a incorporação do Zoom App Marketplace e da API do programa, o que possibilitou melhor integração com outros aplicativos.

O ano para comemorar

Continua após a publicidade

Para celebrar a data, a companhia deve lançar, ainda neste mês, atualizações para o Zoom Phone. A ideia é ocupar o espaço deixado pelo Skype, praticamente morto e enterrado pela Microsoft, para ofertar uma comunicação de voz segura e flexível para quem não pode abrir mão das chamadas de voz.

Está previsto o desembarque de novos mecanismos de conformidade, fundamentais para companhias que precisam resguardar dados, e recursos de identificação de chamadas. O serviço usará as estruturas STIR (Secure Telephony Identity Revisited) e SHAKEN (Secure Handling of Asserted Information Using Tokens), padrões para ajudar a evitar que golpistas e robôs usem indevidamente o número de telefone de alguém como seu próprio identificador de chamadas.

Além disso, o Zoom deve chegar também ao Japão, possibilitando que empresas atuantes por lá possam usar telefones VoIP de qualquer parte do mundo. Essa adição faz com que chegue a 47 o número de países onde o Zoom oferece telefonia via internet.

Continua após a publicidade

Investimentos também em troca de mensagens

Após se firmar no setor de videoconferências, a companhia planeja dar um passo extra para abraçar também quem precisa de ferramentas de bate-papo por texto, com novidades para o Zoom Chat. Será possível, por exemplo, marcar as mensagens favoritas ou encontrar apenas aquelas em que o usuário foi mencionado diretamente, além de gerir os arquivos compartilhados e as solicitações de contato. Novos ícones podem facilitar a identificação de contas individuais, papos em grupo ou canais específicos.

A empresa não mostrou nenhuma captura de tela, por isso não dá para saber como serão essas adições. O que ficou bem nítido é a intenção de rivalizar com o Google Meet e, principalmente, com o Microsoft Teams, duas soluções dos concorrentes que possuem funcionalidades além das oferecidas pelo Zoom.