Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom usa visualização imersiva para que as videochamadas sejam menos exaustivas

Por| 26 de Abril de 2021 às 20h10

Link copiado!

Zoom
Zoom

Com o público ficando sobrecarregado de tantas videochamadas, o Zoom quer tornar a experiência menos cansativa e mais imersiva. Para isso, a empresa está lançando um recurso de fundo de tela chamado Immersive View (Visualização Imersiva, em português). Ela fará com que as reuniões feitas pela plataforma fiquem mais parecidas com as que são feitas presencialmente em um escritório, por exemplo.

A Zoom já havia anunciado o recurso na Zoomtopia, sua conferência para desenvolvedores, que ocorreu no ano passado. Agora, ele já está disponível tanto para contas gratuitas, quanto as pagas, suportando tanto reuniões, quanto webinars para até 25 participantes.

A Visualização Imersiva se baseia nos recursos de plano de fundo virtual que o Zoom já possui, mas se concentra em realmente colocar os participantes da reunião em um local de aparência realista, em vez de apenas alternar um cenário plano - e chato.

Continua após a publicidade


Os anfitriões da reunião podem habilitar a função no mesmo menu onde estão Visualização de Alto-falantes (Speaker View) e Visualização de galeria (Gallery View). Uma vez que o recurso é acionado, o Zoom colocará os participantes automaticamente em uma variedade de cenas virtuais integradas, como uma sala de diretoria ou auditório. Além disso, é possível inserir os participantes manualmente ou movê-los facilmente pela cena e até redimensionar a imagem de um participante para uma experiência mais natural.

Customização e limitações

A customização também faz parte do recurso de Visualização Imersiva. A Zoom diz que os anfitriões podem fazer o upload de suas próprias cenas, caso se cansem das opções pré-instaladas. Os hosts podem até usar seu próprio vídeo como uma cena, trazendo os participantes para seu fundo virtual pessoal. É possível também reverter para o modo Speaker View ou o Gallery View a qualquer momento

Além disso, pelo menos em tese, qualquer imagem poderia ser usada como um plano de fundo de Visualização Imersiva. No entanto, o Zoom afirma que combinar o tipo de arquivo, proporção e recomendações de resolução para planos de fundo virtuais produzirá os melhores resultados.

Continua após a publicidade

Mas a nova funcionalidade também apresenta limitações consideráveis. Caso o número de participantes exceda os 25, os adicionais são exibidos em uma tira de miniaturas no topo do cenário. A Zoom afirma que o anfitrião pode hospedar quantos participantes quiser, mas recomenda o Gallery View para encontros maiores.Além disso, para quem não está executando a versão mais recente do Zoom no desktop ou dispositivo móvel, o plano de fundo será definido como padrão antes de a Visualização Imersiva ser ativada.

Outro ponto: quando a Visualização Imersiva está habilitada, aqueles que têm uma versão não atualizada do Zoom tanto no desktop, quanto na versão mobile - e que, portanto, não suportam a nova funcionalidade - continuarão a ver outros participantes da reunião nos modos Gallery View ou Speaker View e apenas com um fundo preto simples. Outros participantes da reunião ainda verão esses participantes sem suporte por meio do novo recurso, com seus planos de fundo originais.

Para completar, a gravação das reuniões que passam a usar a Visualização Imersiva ainda não é suportada. Gravações em nuvem e locais aparecerão nos modos Gallery View ou Speaker View, dependendo das configurações de gravação em nuvem ou que foram usadas antes da nova funcionalidade ser iniciada para gravações locais.

Continua após a publicidade

Disponível para clientes de desktop Windows e MacOS, a Visualização Imersiva é habilitada por padrão para todas as contas Pro grátis e individuais usando Zoom 5.6.3 ou superior, e pode ser habilitada através do portal da web para todos os outros tipos de conta.

Leia também:

Fonte: Zoom