Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube testa opção para identificar as músicas que você cantarola

Por| 23 de Agosto de 2023 às 10h03

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre YouTube

Às vezes, a única coisa que você se lembra de uma música é a melodia, mas isso será o suficiente para que o YouTube descubra qual é a canção. Uma novidade em testes na plataforma de vídeos do Google adiciona a ela essa função que já existe em outro produto da empresa, o Assistente, e também no rival Shazam, da Apple.

Segundo uma página de ajuda do Google, a empresa começou a testar a novidade na última terça (22). “Estamos experimentando a habilidade de as pessoas procurarem por uma música no YouTube ao cantarolar ou gravar a canção atualmente em reprodução”, diz a nota.

Como funciona

Continua após a publicidade

Para usufruir a novidade, é preciso ativar as funções experimentais do YouTube (algo disponível apenas para assinantes Premium) e ativar a busca por voz no aplicativo para Android. Depois, é só gravar pelo menos três segundos (seja da canção tocando na rádio ou em qualquer outro aparelho ou de você mesmo cantarolando) e aguardar até que a mágica aconteça.

“Uma vez que a canção é identificada, será enviado a você conteúdo oficial relevante, vídeos gerados por usuários e/ou Shorts contendo a música no app do YouTube”, explica a plataforma.

Quando chega?

Como se trata de uma novidade, ainda não há previsão de distribuição ampla — e, claro, é possível até que a função nunca seja lançada de fato. Por enquanto, o Google informa que a novidade está em testes com “uma pequena porcentagem de pessoas pelo mundo que assistem ao YouTube em dispositivos Android.”

Continua após a publicidade

Contudo, como se trata de uma função que outros serviços do Google já possuem, é possível sugerir que esse recurso deve pintar em breve para todos no app de Android.

Para saber se o recurso está disponível para você, acesse youtube.com/new. Se ainda não estiver, aproveite para conhecer alguns apps para identificar músicas tocando no momento.