YouTube adiciona contagem regressiva para você desativar o adblocker
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O YouTube experimenta um novo método para coibir o uso de adblockers. Usuários da plataforma compartilharam no Reddit prints de um temporizador que aparece na tela e "pressiona" o espectador pela desativação dos bloqueadores de anúncios.
- YouTube Shorts não terá mais links clicáveis para evitar spam
- YouTube não vai recomendar nada para quem não tem histórico de visualização
O timer aparece no canto da janela pop-up do YouTube que notifica sobre a proibição do uso de bloqueadores. Conforme mostram os prints, o texto do aviso informa que a reprodução de vídeos pode ser bloqueada até a desativação da ferramenta.
Por enquanto, não se sabe quanto tempo dura o temporizador, mas se estima que seja uma contagem regressiva de 30 ou 60 segundos.
YouTube proíbe bloqueadores de anúncios
A detecção de adblocker foi encontrada pela primeira vez em maio deste ano. A função aparentemente está em testes na plataforma, já que não atinge todos os usuários de bloqueadores, tampouco interfere no funcionamento de todos os complementos, conforme mostram os comentários da publicação recente.
Num outro teste recente, em vez de usar um timer, o YouTube restringia a reprodução após a visualização de três vídeos. Provavelmente, a plataforma testa qual o método mais eficiente para convencer o usuário de desligar o complemento ou assinar o YouTube Premium.
Incentivo para assinar o YouTube Premium
A solução do YouTube é para desencorajar o uso de bloqueadores de terceiros e, por consequência, incenvitar assinaturas do YouTube Premium. O serviço ficou mais caro e agora custa R$ 24,90 por mês no Brasil.