Publicidade

YouTube recebe guia dedicada a podcasts

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Unplash
Unplash
Tudo sobre YouTube

O Youtube recebeu uma guia chamada “Podcasts” diretamente nas páginas principais dos canais. O recurso deve permitir que os criadores possam divulgar conteúdos em no formato consagrado em áudio aproveitando a audiência de seus perfis.

A novidade está disponível para usuários na versão web e nos aplicativos móveis do serviço de vídeo. É só abrir um canal qualquer de sua preferência e procurar pela opção “Podcasts”, posicionada entre as playlists e os vídeos ao vivo. A aba só parecerá se houver algum material marcado no formato.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Curiosamente, os podcasts do YouTube precisam ter imagem, então não deve fugir muito ao que os criadores já faziam antes. Por outro lado, a guia em separado pode ajudar na popularização do estilo no serviço, pois dará mais ênfase às conversas.

Antes, era preciso pesquisar pelo nome e pela descrição dos canais para localizar materiais hospedados por lá. Alguns canais facilitavam a vida do usuário ao criar uma lista de reprodução manual com os programas, porém isso poderia ficar perdido em meio a tantas outras playlists.

Guia de podcasts no YouTube

A guia de podcasts ainda parece estar em fase de testes, pois nem todos os canais a tem exibida. Já do lado do usuário, qualquer um pode experimentar: basta encontrar uma das contas que possuam podcasts hospedados. Veja dois canais que possuem a guia liberada:

  1. youtube.com/@Electrek/podcasts
  2. youtube.com/@TeamCoco/podcasts

O recurso também pode chegar como uma maneira de amenizar a sede dos usuários por podcasts no YouTube Music. O serviço de streaming de áudio ainda não possui suporte ao formato, embora esteja sendo cobrado por isso.

Apenas o conteúdo marcado como podcast será exibido no YouTube Music futuramente, então o experimento possivelmente está interligado. O Google começou a experimentar o formato na semana passada, conforme relatos de usuários do app.

Continua após a publicidade

A plataforma de streaming tinha feito uma promessa em fevereiro de adicionar o formato de apenas áudio, o que possibilitaria uma concorrência direta com o Spotify e o Apple Music no segmento. Quem preferir assistir ao vídeo, poderá acessar os materiais normalmente pelo YouTube original.