Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube Stories será encerrado em 26 de junho

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2023 às 20h06

Link copiado!

Unsplash/Christian Wiediger
Unsplash/Christian Wiediger
Tudo sobre YouTube

O YouTube anunciou que os Stories para criadores serão encerrados a partir do dia 26 de junho. Segundo a empresa, ela pretende focar seus esforços em outros recursos mais relevantes, como transmissões ao vivo, comunidades, publicações, Shorts e até mesmo os vídeos convencionais.

O recurso nasceu como uma forma de trazer publicações efêmeras para a plataforma, inspiradas em serviços como o Snapchat e os stories do Instagram. A ideia era que os posts seriam temporários e desapareceriam após um período pré-determinado, mas sequer chegaram a ser amplamente liberados pelo YouTube.

Como o encerramento será feito?

Continua após a publicidade

O fim do recurso não acontecerá "do nada" e o YouTube disse que diversos meios serão usados para notificar os criadores, incluindo publicações em fóruns, mensagens no aplicativo, lembretes no YouTube Studio, entre outros. Além disso, as postagens remanescentes após o prazo de encerramento serão removidas depois de sete dias.

Outras empresas

O YouTube se soma a outras plataformas que também desistiram da função. O Linkedin chegou a lançar um recurso parecido com os Stories, mas foi abandonado em 2021. Já a Netflix foi um pouco além e experimentou duas funções semelhantes, chamadas "Extras" e "Fast Laughs" (versão para crianças) no aplicativo para dispositivos móveis. Tempo depois, ambos foram descartados.

Continua após a publicidade

O YouTube introduziu os Stories em 2018 exclusivamente para canais com mais de 10 mil inscritos. No entanto, a plataforma nunca expandiu o acesso a todos os usuários, que só puderam usar o Shorts alguns anos depois.

À época, a empresa sugeriu que os criadores poderiam utilizar o Stories para engajar com o seu público de forma mais descontraída, servindo como uma espécie de complemento aos vídeos convencionais. Contudo, parece que o recurso não pegou — mesmo após quase cinco anos no ar — e agora vai para o Cemitério do Google.